As comunidades cristãs de Rio dos Cedros participaram, entre os dias 17 e 24 de maio, da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) 2026, movimento ecumênico internacional voltado à promoção da oração, do diálogo e da fraternidade entre diferentes tradições cristãs.
De acordo com informações do padre Raul Kestring, a celebração realizada em Rio Ada reuniu as comunidades luterana e católica em um momento conjunto de oração realizado no templo católico dedicado ao Apóstolo Paulo.
A celebração contou com a participação do pastor Rolf Baade, do pároco Jairson José Kienen e do próprio padre Raul Kestring, vigário auxiliar da paróquia.
O tema da Semana de Oração pela Unidade Cristã 2026 foi extraído da Carta de São Paulo aos Romanos, capítulo 4, versículo 4: “Há um só corpo e um só espírito, assim como a vocação de vocês os chamou a uma só esperança”.
Durante a celebração, os líderes religiosos conduziram momentos de reflexão e oração voltados à unidade entre os cristãos e à convivência fraterna entre as comunidades.
Celebração reforçou convivência ecumênica
A programação contou com participação ativa das comunidades cristãs locais e marcou mais um momento de aproximação entre as duas Igrejas presentes em Rio Ada.
Segundo os organizadores, além da proximidade física entre os templos, o encontro simbolizou a convivência fraterna construída ao longo dos anos por meio da partilha da fé, da oração e da vivência comunitária.
Após o momento religioso, os participantes seguiram para o salão da comunidade anfitriã, onde foi servido café com cuca, pão chimiado e bolo, promovendo integração entre os presentes.
Semana de Oração é celebrada mundialmente
A Semana de Oração pela Unidade Cristã é promovida internacionalmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas.
No hemisfério Norte, a celebração ocorre tradicionalmente entre os dias 18 e 25 de janeiro. Já no hemisfério Sul, as Igrejas costumam realizar a programação no período de Pentecostes.
No Brasil, as ações relacionadas à Semana de Oração são coordenadas pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC).
Blumenau também receberá celebração ecumênica
A programação da SOUC na região terá continuidade em Blumenau na próxima quarta-feira, dia 27 de maio.
O Sínodo Vale do Itajaí e a Diocese de Blumenau, em conjunto com a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e a Congregacional Aliança, promovem celebração ecumênica às 19h30, na Igreja Matriz Santa Terezinha, localizada no bairro Escola Agrícola.
O encontro contará com a participação do pastor sinodal Alan Sharle Schultz, do bispo diocesano Dom Rafael Biernaski, além de pastoras, pastores, padres e membros da comunidade regional.
Crédito das fotos: Diocese de Blumenau













