A busca por novas abordagens e aprimoramento das práticas de inclusão são constantes no cenário educacional. Nesse contexto, a Equipe Multiprofissional e as Professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal de ensino realizaram uma visita técnica ao Complexo Neurossensorial – Casa do Autista em Balneário Camboriú/SC.
O objetivo principal foi conhecer de perto o trabalho desenvolvido no município e, assim, inspirar novas estratégias no âmbito educacional, especialmente no que tange ao atendimento de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A Casa do Autista, um serviço exemplar da Prefeitura de Balneário Camboriú, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, acolhe crianças e adolescentes encaminhados pela política de saúde. L
á, é oferecido um atendimento multiprofissional abrangente, que inclui medicina integrativa, formação para pais e responsáveis, capacitação para a rede escolar, centro de convivência e centro de altas habilidades.
Este modelo de suporte integrado demonstra um compromisso com o desenvolvimento integral e a inclusão social dos indivíduos com TEA.
Visita Técnica Revela Boas Práticas para Educação Inclusiva
Durante a visita, a equipe da Semed teve a oportunidade de observar e aprender com a estrutura e a metodologia implementadas na Casa do Autista.
A abordagem multidisciplinar, com foco nas necessidades individuais de cada aluno, chamou a atenção e serviu como um modelo a ser adaptado e implementado na rede municipal de ensino.
Além disso, a parceria entre a Casa do Autista e a rede escolar de Balneário Camboriú demonstrou a importância da colaboração entre diferentes setores para garantir um atendimento de qualidade e promover a inclusão efetiva dos alunos com TEA.
Próximos Passos: Implementação de Estratégias Inovadoras
Com o conhecimento adquirido na visita técnica, a Semed se prepara para implementar novas estratégias e aprimorar as práticas já existentes no atendimento aos alunos com TEA.
O objetivo é criar um ambiente escolar mais inclusivo, acolhedor e estimulante, que promova o desenvolvimento integral de cada aluno e garanta o seu direito à educação de qualidade.
A experiência na Casa do Autista serviu como um farol, iluminando o caminho para uma educação mais justa e equitativa para todos. Afinal, a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um compromisso de toda a sociedade.
FONTE: SECOM/PMT