19.8 C
Timbó
quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

SIHORBS completa 50 anos

Data:

O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região (SIHORBS) completa 50 anos em 2024. Fundado em 11 de março de 1974 como Associação Profissional de Hotéis e Restaurantes, recebeu a carta sindical e passou a ser um Sindicato Empresarial.

O Sindicato abrange 41 municípios: Blumenau, Agrolândia, Apiúna, Ascurra, Agronômica, Atalanta, Aurora, Benedito Novo, Dona Ema, Braço do Trombudo, Chapadão do Lageado, Doutor Pedrinho, Gaspar, Ibirama, Ilhota, Imbuia, Indaial, Ituporanga, José Boiteux, Laurentino, Lontras, Luiz Alves, Massaranduba, Mirim Doce, Petrolândia, Pomerode, Pouso Redondo, Presidente Getúlio, Presidente Nereu, Rio do Campo, Rio do Oeste, Rio do Sul, Rio dos Cedros, Rodeio, Salete, Taió, Timbó, Trombudo Central, Victor Meireles, Vidal Ramos e Witmarsum.

- Publicidade -

Ao longo dos 50 anos, o SIHORBS conquistou várias vitórias, como uma cadeira no Conselho Municipal de Turismo de Blumenau e Timbó; a colaboração com o Senac e a equipe de Segurança da Oktoberfest; participação no Conselho de Sine para a viabilização de recursos para a qualificação e requalificação da mão-de-obra da categoria; e cursos de qualificação profissional para garçom/garçonete, camareira, recepcionista e atendente, que qualificaram e requalificaram mais de 1.000 profissionais, entre outras.

A redação do Jornal do Médio Vale (JMV) entrevistou a presidente do sindicato, Tatiana Honczaryk, para discutir os desafios enfrentados e o grande evento que o SIHORBS vai realizar. Tatiana está à frente do Sindicato há seis anos e é a primeira mulher a assumir o cargo. A pandemia foi o momento mais desafiador, mas também mostrou a força do associativismo e a importância do Sindicato, que respaldou toda a cadeia de negócios com dispositivos na Convenção Coletiva de Trabalho.

Conquistas do SIHORBS

“O SIHORBS procura participar de todos os órgãos relacionados com o turismo. Devemos estar sempre antenados ao que acontece nesse setor. Atualmente, estamos trabalhando com duas frentes de lei votadas em Brasília e realizando um trabalho intenso de orientação nas empresas”, destaca Tatiana.

Uma das leis é o ‘Não é Não’. Na região, os estabelecimentos comerciais já iniciaram ações para se adequar. A lei também cria o “Selo Não é Não – Mulheres Seguras”. Este selo poderá ser concedido pelo poder público a estabelecimentos classificados como locais seguros para mulheres, embora não estejam na lista de obrigatoriedade, como restaurantes e hotéis.

Outra lei é a do engasgo, que exige que todos os restaurantes, bares e similares tenham um cartaz explicativo e um funcionário capacitado para realizar a manobra de Heimlich, procedimentos de primeiros socorros usados para tratar obstruções das vias aéreas superiores por objetos estranhos. “Essa lei já está sancionada e, em Brasília, os estabelecimentos que não a respeitam estão sendo multados. O SIHORBS está realizando a divulgação e o treinamento nas empresas.”

No dia 26 de setembro, o Sindicato realizará uma grande palestra com Marlos Augusto Melek, juiz federal do trabalho que participou da elaboração da nova reforma trabalhista. “Ele falará sobre ‘Onde os empresários mais erram’ e o que precisam saber sobre a reforma. Será um momento de troca valiosa”, afirma Tatiana.

A palestra será no Centro Empresarial de Blumenau. Os interessados devem entrar em contato com o SIHORBS pelo telefone 47-3326-5258 ou WhatsApp 47-98448-0331.

A entrevista completa com Tatiana Honczaryk pode ser assistida no canal do YouTube do Jornal do Médio Vale.

Confira a entrevista no canal da JMVTV!

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui