terça-feira, 17 de fevereiro de 2026
35.3 C
Timbó
terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

Simulado de desastre em Ascurra e Rodeio reforça preparo das equipes de emergência

Data:

Os municípios de Ascurra e Rodeio participarão, no domingo, dia 1º de março, do 2º Simulado Geral de Gestão de Desastres de Santa Catarina, promovido pela Defesa Civil do Estado. A ação tem como principal objetivo fortalecer o preparo das equipes e aprimorar a resposta integrada em situações de emergência.

O simulado será realizado de forma conjunta entre os dois municípios, promovendo a integração entre os órgãos públicos e as forças de segurança. A iniciativa busca garantir mais eficiência, organização e segurança no atendimento à população em possíveis cenários de desastre.

Durante o dia, a comunidade poderá observar a movimentação de viaturas, equipes e maquinários em diferentes pontos das cidades, como parte das atividades planejadas.

Ações estratégicas para fortalecer a resposta a emergências

O simulado de desastre em Ascurra e Rodeio envolverá uma série de procedimentos técnicos utilizados em situações reais, permitindo que as equipes testem protocolos e aprimorem a coordenação entre os órgãos participantes.

Entre as ações previstas estão:

  • Ativação do Sistema de Comando em Operações (SCO) de forma unificada;
  • Aplicação da Lei de Ajuda Mútua entre os municípios;
  • Abertura de Abrigo Municipal, com acolhimento e cadastro de famílias;
  • Implantação do Centro Logístico (CELOG) para gestão de recursos e suprimentos;
  • Definição e operação de heliponto para apoio aéreo;
  • Integração das estruturas das prefeituras em sistema de gerenciamento compartilhado.

Essas medidas são fundamentais para garantir uma resposta rápida, organizada e eficiente em situações que exigem mobilização emergencial.

Integração entre órgãos fortalece a proteção da população

O simulado contará com a participação de diversas instituições que atuam diretamente na segurança e proteção da população. Estarão envolvidos:

  • Prefeituras de Ascurra e Rodeio;
  • Defesas Civis de Ascurra e Rodeio;
  • Polícia Militar de Santa Catarina;
  • Polícia Civil de Santa Catarina;
  • Bombeiros Voluntários de Ascurra, Rodeio e Apiúna;
  • Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

A integração entre esses órgãos é essencial para garantir uma atuação coordenada, reduzindo riscos e ampliando a capacidade de resposta em momentos críticos.

Simulado é preventivo e não representa risco real

A Defesa Civil reforça que o simulado de desastre em Ascurra e Rodeio é uma ação preventiva e não representa qualquer situação real de risco para a população. O objetivo é exclusivamente treinar as equipes e aprimorar os protocolos de atuação.

A iniciativa também contribui para conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção e do preparo, elementos fundamentais para proteger vidas e reduzir impactos em situações de emergência.

Com planejamento, treinamento e união entre os municípios, Ascurra e Rodeio reforçam o compromisso com a segurança e o bem-estar da população. Afinal, quando se trata de desastres, estar preparado é o primeiro passo para salvar vidas.

Últimas Notícias

error: Conteúdo protegido de cópia.