13.8 C
Timbó
segunda-feira, 21 de julho de 2025

Solenidade marca os 50 anos de fundação da Escola Municipal Erwin Prade

Data:

Solenidade marca os 50 anos de fundação da Escola Municipal Erwin Prade
Abertura do 16º Jeep e 12º Jeepinho contou com apresentações e homenagens …

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

Foto: TAISE HERBELE DE LIMA/JMV

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV
[email protected]

TIMBÓ – Para marcar os 50 anos de fundação da Escola Municipal Erwin Prade, a direção, professores, integrantes da Associação de Pais e Professores (APP) e alunos organizaram uma solenidade especial com apresentações e homenagens. O evento, que aconteceu na noite do dia 19 de junho, quarta-feira, também serviu para a realização da abertura oficial dos 16º Jeep e 12º Jeepinho.
Segundo a auxiliar de direção Rosely Maier Hartmann, uma das principais responsáveis pela organização da solenidade, a Escola Municipal Erwin Prade foi fundada em 1963.  As atividades iniciaram-se na casa de Frederico Schumann, sob a denominação de Escola Isolada Municipal de Pomeranos. Em 18 de outubro de 1964, foi inaugurado o prédio da Escola, na rua Pomeranos . Devido ao aumento do número de matrículas, a Escola foi desdobrada em 1971. Em 1972, pelo mesmo motivo, houve a necessidade de ampliação do espaço físico. Em 1973, a Escola passou a ser denominada Escola Reunida Pomeranos. Em 1975, foi adquirido o terreno onde hoje está localizada a Escola.  A construção do prédio escolar iniciou-se neste mesmo ano. Em 1976, passou a ser denominada Escola Básica Erwin Prade. Em 1976, com a criação da Escola Básica foi também nomeada como primeira diretora a senhora Maiga Döring, que permaneceu nesta função até dezembro de 1989.
Deram continuidade ao serviço administrativo as professoras: Ster Marli Neves Bernz, Anadir Conzatti Stinghen, Iodete Girardi Wolter, Teresa Girardi Koemmreit, Cristina Weege Dallabrida e atualmente a senhora Cleide Maria Uber Borth auxiliada pela senhora Rosely Maier Hartmann.
Em dezembro de 1999, através de um decreto a Escola Básica foi renomeada Escola Municipal Erwin Prade. Atualmente, a Escola atende aproximadamente 530 alunos provenientes da comunidade local e dos mais variados bairros do município. Comemora 50 anos de fundação com o grande compromisso de formar para a cidadania e autonomia, primando pela solidariedade e respeito, praticando os valores fundamentais da ética e da moral.
Durante a solenidade, aconteceu a entrada dos atletas e o chamamento as autoridades presentes entre elas, a diretora do educandário Cleide Maria Uber Borth; o vce-prefeito municipal, Darcizio Bona; o secretário de Educação, Sergi Frederico Mengarda; o presidente da Fundação de Esportes, Martinho de Souza Filho; o presidente da APP da Escola, José Valmor Catoni e o vice-presidente da APP, Wilson Hoelgetbaum além de vereadores, convidados, ex-diretoras, ex-alunos, pais e comunidade em geral.
Uma das principais apresentações da noite foi a dança dos panos ensaiadas pela professora Kelly Schumann, dando destaque ao tema comemorativo dos 16º Jeep e 12º Jeepinho: 50 anos Erwin Prade, a segunda apresentação foi da aluna Aline Luana Alves da 7ª série, acompanhada pelo seu pai; seguida pelas apresentações das alunas dos quartos e quintos anos, Ana Luiza Oss Emer e Lara Packer; os ex-alunos Gabriel e Bruna Roncalio com a apresentação musical.
Também foram realizadas homenagens, primeiro a “Erwin Prade” o patrono da escola, depois as diretoras que fazem parte dos 50 anos de história do educandário: Maiga Döring; Ster Marli Neves Bernz; Anadir Conzatti Stinghen; Iodete Girardi Wolter; Tereza Girardi Koemmreit; Cristina Weege Dallabrida e a atual Cleide Maria Uber Borth.
Após as homenagens, as ex-diretoras e diretora atual foi realizado o juramento da 16ª etapa do Jeep e 12ª etapa do Jeepinho pelo aluno, João Eduardo Linshalm, seguido pelo acendimento da tocha pelo atleta Rodrigo Leitzke.No final aconteceu uma homenagem com a chuva de balões.
 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.