31.4 C
Timbó
quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Solidariedade e cuidado: um amor chamado tricô

Data:

“Lã, agulhas, pontos, voltas e carreiras – o tricô vai além de uma simples técnica, é uma verdadeira forma de expressar amor e cuidado”. Com esse sentimento nasceu o projeto “Pontinhos de Amor,” idealizado por Mônica Conzatti, psicóloga da Secretaria de Saúde de Rodeio, em parceria com a enfermeira Dariane Agostini, da Equipe de Estratégia de Saúde da Família do bairro Rodeio 50.

Em entrevista ao Jornal do Médio Vale (JMV), Mônica Conzatti explicou que “a ideia simples de confeccionar sapatinhos e gorrinhos para os recém-nascidos do Hospital e Maternidade Oase transformou-se em uma ação solidária que mobiliza a comunidade e resulta em doações para quem mais precisa”.

- Publicidade -

Segundo a psicóloga, “o projeto surgiu inicialmente para apoiar as mães que precisam de um cuidado extra no início da vida de seus bebês. No entanto, ele cresceu em significado ao se tornar um espaço de convivência e aprendizado para a população local”.

Mônica compartilhou que o “Pontinhos de Amor” é aberto para pessoas de todas as idades, sem restrições, possibilitando que qualquer interessado em aprender tricô participe. “Os encontros, realizados nas quintas-feiras à tarde na Unidade de Saúde, vão além do ensino da técnica: promovem a criação de vínculos, trocas de experiências e momentos de descontração”, destaca.

Ela acrescenta que “cada peça confeccionada carrega mais do que fios entrelaçados – carrega o carinho de quem, ponto a ponto, contribui para aquecer os recém-nascidos e oferecer conforto às mães. Gestos simples como esses têm um impacto profundo, especialmente em momentos de necessidade”.

Atualmente, as atividades do projeto foram temporariamente suspensas para reavaliação, mas já está sendo planejado um calendário para o próximo ano, garantindo que essa rede de solidariedade continue a aquecer corações – tanto dos bebês quanto dos participantes, que aprendem, compartilham e se dedicam a fazer o bem.

Para concluir, Mônica enfatiza: “Ações como essa mostram que o tricô, além de ser uma arte, pode ser uma poderosa ferramenta de união e cuidado, transformando vidas por meio da doação e do compartilhamento de momentos significativos”.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui