Uma mudança no sistema de faturas da Celesc em Indaial está prejudicando a contribuição espontânea que os Bombeiros Voluntários de Indaial (CBVI) recebem mensalmente. Realizando um trabalho de excelência 24 horas por dia, a guarnição atua de forma voluntária e depende exclusivamente da ajuda da comunidade, de empresários e do apoio das esferas judiciais, do Legislativo e do Executivo.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial, Evandro Vinotti, o presidente da corporação, Adelir da Veiga, e o subcomandante, Edson Berri, divulgaram a informação com o intuito de sensibilizar a comunidade para que continuem ajudando financeiramente a instituição através do PIX.
Entenda o que aconteceu
O CBVI realiza um atendimento voluntário e gratuito à comunidade de Indaial e região, dependendo exclusivamente de doações. No mês de maio, a Celesc realizou a troca de seu sistema comercial. Como resultado, os clientes que optaram por fazer doações através da conta de luz não tiveram seus dados migrados para o novo sistema.
Em maio, o CBVI perdeu 10% da arrecadação, em junho 40% e em julho a perda foi de 90%. Conforme Veiga, em agosto a perda na arrecadação poderá chegar a 100%. Considerando a perda de arrecadação já ocorrida, o CBVI enfrenta um déficit de aproximadamente R$ 130.000,00 no fluxo de caixa.Esses valores são utilizados para ajudar no custeio das operações, pagando despesas como mensalidades de telefone (fixo e móvel), internet, sistemas de gerenciamento operacional, serviços profissionais de contabilidade, despesas de conservação e manutenção, salários, encargos previdenciários, plano de saúde, seguro de vida dos efetivos e voluntários entre outras contas.
Em nota, a Celesc confirmou a troca de sistema e ressaltou que os valores das doações não foram repassados aos bombeiros voluntários, mas também não foram cobrados dos consumidores.
Como ajudar
Para que os serviços da guarnição não sejam comprometidos, o CBVI pede que a população de Indaial ajude com doações através do PIX, até que seja resolvido o problema nas faturas da conta de energia.
“Estamos pedindo socorro e gostaríamos que a população atenda a esse chamado. Serão disponibilizadas chaves PIX para que as doações sejam feitas e ajudem o Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial”, destacou o subcomandante Berri.
PIX: 03.529020/0001-42
Contribuição pela conta bancária:
Banco: 085
Agência: 0101-5
Conta: 11095610
Banco: Viacredi