O Teatro Municipal de Timbó se torna palco para o lançamento do curta-metragem “Vozes”, uma obra inspirada em personagens femininas da comunidade local. O evento, que acontece amanhã, dia 2 de abril, às 19h30min, com entrada gratuita e aberto ao público, contará com tradução em LIBRAS e uma roda de conversa com a equipe de produção após a exibição. A classificação indicativa é de 16 anos.
Idealizado pelo ator e diretor de teatro Geraldo Muller Junior, “Vozes” busca dar visibilidade às narrativas femininas de Timbó. O projeto surgiu a partir de uma pesquisa realizada pelo grupo teatral EntreVozes para uma montagem inspirada em “As Bruxas de Salem”, de Arthur Miller. Em 2024, o grupo iniciou uma coleta de relatos de mulheres timboenses, registrando seus depoimentos, opiniões, visões de mundo, lutas e conquistas. O evento será realizado no Teatro do Centro Integrado de Cultura (CIC).
Em nota a produtora executiva do projeto, Deda Silveira afirma que: “documentários com relatos de mulheres são importantes para iluminar as realidades que enfrentam, seus desafios específicos, como preconceito, invisibilidade e falta de segurança. Apotência criativa reside na expressão destas múltiplas vozes e saberes, na colaboração e cocriação de um produto audiovisual sensível, um patrimônio que registra a sociedade atual e suas memórias”.
Geraldo Muller Junior complementa: “Muitas mulheres que não constam em registros históricos guardam histórias importantes e significativas. Como artistas, nos interessam essas narrativas. Documentar essas histórias é dar voz a essas mulheres”.
O idealizador observa ainda que “o projeto “Vozes” é viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo – Edital nº 02/2024, de Timbó. Como contrapartida social, o curta-metragem estará disponível gratuitamente no canal do YouTube www.youtube.com/@GERALDOJUNIORARTEEMCENA a partir de 3 de abril”.
SERVIÇO
- Lançamento do curta-metragem “Vozes”
- Data: 2 de abril, quarta-feira
- Horário: 19h30min
- Local: Teatro Municipal de Timbó, no Centro Integrado de Cultura – CIC (Av. Sete de Setembro, 414)
- Entrada: Gratuita e aberta à comunidade
- Acessibilidade: Tradução em LIBRAS, acessibilidade arquitetônica
- Classificação indicativa: 16 anos