Na madrugada desta quinta-feira (22), o município de São Miguel do Oeste, localizado no Extremo Oeste catarinense, foi atingido por uma tempestade severa que provocou chuvas fortes, vendavais e granizo. Esta tempestade resultou em destelhamentos, queda de árvores, danificação da rede elétrica e alagamentos em diversos pontos da cidade.
Figura 1. Alagamentos provocados pela tempestade em São Miguel do Oeste.
O fenômeno se formou devido à atuação de uma frente fria pelo estado, condição antecipada pela Defesa Civil de SC através do aviso meteorológico e alertada posteriormente através do envio de cellbroadcast (Figura 2).
Figura 2. Alerta cellbroadcast enviado antecipadamente às 02h21, horário local, para região de São Miguel do Oeste.
Essa tempestade em especial, sendo considerada uma supercélula (tempestade severa) se formou na região de divisa com a Argentina, e ganhou intensidade ao se aproximar dos municípios de Belmonte, Bandeirante, Descanso, São Miguel do Oeste e Barra Bonita, entre às 02h e 03h da manhã. Esta trajetória foi possível observar a partir das imagens do radar meteorológico de Chapecó Figura 3. Os tons em rosa indicam o momento onde a tempestade estava mais intensa, com maior potencial para ventos fortes e granizo.
Figura 3. Trajetória da supercélula na região do Extremo Oeste catarinense.
Nesta categoria de tempestade severa é possível a ocorrência de microexplosões e tornados. Essas possibilidades estão sendo avaliadas pela equipe de meteorologistas da SDC/SC e pela Coordenadoria Regional da Defesa Civil, especialmente em relação aos eventos registrados em São Miguel do Oeste.
Fonte: DCSC