31.9 C
Timbó
quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

Temporais com alagamentos deixam destruição e desabrigados em Timbó

Data:

Dois temporais, com rajadas de ventos, raios e um volume de chuvas acima da média, causaram diversos prejuízos e deixando famílias desalojadas, mobilizando a comunidade e a Defesa Civil de Timbó e região. A primeira ocorrência foi na noite de sábado, 27 de dezembro, atingindo alguns bairros, como a Mulde Alta, que foram surpreendidos pela alta do ribeirão e o acúmulo de águas descendo das montanhas, que formam os pequenos vales da localidade. Ruas do Centro de Timbó, bairros Pomeranos, Capitais e Nações, entre outros, também sofreram um teste na tubulação de águas pluviais, que foi incapaz de escoar o volume das chuvas.
O maior volume de chuvas ocorreu na antevéspera do Ano Novo, na terça-feira (30), por volta das 19:00 horas, quando a precipitação foi de intensidade fora do comum, alagando ruas e atingindo residências. Novamente a região da Mulde foi muito atingida, com deslizamento de encostas, atingindo casas, ranchos, danificando estradas e destruindo plantações. Os bairros Capitais e Pomeranos também registram ocorrências de maior gravidade. A Defesa Civil Municipal, com a supervisão do vice-prefeito, que assumiu interinamente o cargo de prefeito, Rangel Dário Bonatti e a coordenação do titular da área, Eduardo Senem, passaram a noite de ontem (30) e madrugada de hoje (31) atendendo famílias atingidas.
A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Timbó divulgou nota à imprensa, fazendo um balanço das ocorrências. O informativo revela que a Defesa Civil atendeu diversos chamados, sendo: resgate de uma pessoa idosa ilhada no Bairro das Capitais; resgate de três famílias, com apoio a resgate de animais, no Bairro Pomeranos; foram atendidas seis famílias no interior do Bairro Mulde, em razão do deslizamento de encostas e obstrução de estradas; três ocorrências envolvendo desmoronamento sobre residências; queda de uma árvore de grande porte sobre uma residência.
A Defesa Civil esteve de plantão durante toda a noite e madrugada, atendendo os últimos chamados às 3:44 da manhã. Além do vice-prefeito e interino, Rangel Dário Bonatti, o coordenador da Defesa Civil, Eduardo Senem e os servidores de várias secretarias, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, também esteve presente na operação de emergência o vereador Djonatan Cristofolini, que usou suas redes sociais para alertar a população.
Desabrigados
Em função dos danos e riscos em algumas residências, moradores foram orientados a deixar suas casas e foram alojados provisoriamente na Escola Municipal Polidoro Santiago, no Bairro Imigrantes. Até o momento, três famílias, todas do Bairro das Capitais, estão sendo atendidas no local. A Defesa Civil alerta que a previsão é de novas chuvas para os próximos dias, por isso é necessário atenção sobre riscos de inundações repentinas e deslizamentos de encostas. Haverá plantão permanente em todo o período de festas de passagem de ano.
Acompanhamento
O prefeito de Timbó, Flávio Germano Buzzi, está em licença para passar o final de ano, em viagem com a família no exterior, mas acompanha os acontecimentos e mantém contato direto com o prefeito interino, Rangel Dário Bonatti e as equipes da Defesa Civil. Flávio determinou que sejam empenhados todos os esforços para atender as famílias atingidas e restabelecer as comunicações terrestres, com a desobstrução de vias públicas danificadas, garantindo a volta à normalidade. O prefeito deve retornar ao cargos nos próximos dias.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.