Devido à formação de um sistema de baixa pressão no continente, que se desloca entre o Sul e o Sudeste do Brasil, as instabilidades voltam a ganhar força em Santa Catarina na quarta-feira (28) e quinta-feira (29) entre a tarde e a noite. Além disso, o calor intenso e a disponibilidade de umidade auxiliam na formação dos temporais.
Grupo VIP de Notícias do JMV no WhatsApp
Na quarta-feira (28), todo o estado fica em observação para temporais isolados. O risco é MODERADO para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas pontuais, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e destelhamentos.
Na quinta-feira (29), os temporais se intensificam com chuva intensa, acompanhados por raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, com destaque para o Grande Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis. Neste dia, o risco é ALTO para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e destelhamentos. O risco é MODERADO para queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica.
O sistema de baixa pressão deve se deslocar gradualmente para alto mar, intensificando-se ao longo dos próximos dias, e dará origem a um ciclone extratropical
A SDC/SC reforça a importância em acompanhar as atualizações e alertas emitidos nos próximos dias nos nossos canais oficiais.
A Defesa Civil recomenda:
- Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
- Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
- Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
Fonte: DCSC




