A aproximação e o avanço de mais uma frente fria no decorrer da terça-feira (20) favorece o retorno da condição de temporais isolados, que já devem avançar pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, como o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul entre a madrugada e manhã, oferecendo risco baixo a moderado para ocorrências associadas à alagamentos e enxurradas pontuais, destelhamentos, queda de galhos e de árvores e danos na rede elétrica.
Ao longo do dia, o avanço do sistema pelo estado favorece a formação de temporais isolados por outras regiões, como a Grd. Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Nessas regiões, a instabilidade tende a ser mais irregular. Os temporais devem causar chuva pontualmente intensa e virem acompanhados de raios com fortes rajadas de vento e precipitação de granizo de forma ocasional.
Entre quarta (21) e quinta-feira (22), a frente fria adquire características estacionárias sobre o estado, que somada à influência de uma área de baixa pressão, segue mantendo o tempo instável em todas as regiões. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à alagamentos e enxurradas, destelhamentos e danos na rede elétrica.
No início da tarde de quarta-feira (21) esses sistemas devem favorecer a formação de temporais com chuva pontualmente intensa, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo. As instabilidades mais intensas são esperadas no Alto Vale do Itajaí, Litoral Norte e áreas do Oeste. Já na quinta-feira (22), a frente fria mantém o tempo chuvoso especialmente em áreas do centro-norte do estado.
A Defesa Civil recomenda:
- Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessadoos.
- Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
- Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
Fonte: DCSC
Matéria atualizada às 12h13