Na última quarta-feira, 27, as altas temperaturas combinadas com a presença de umidade favoreceram a ocorrência de temporais por toda Santa Catarina, que vieram acompanhados de raios, além de queda de granizo e rajadas de vento, que apesar de pontuais, causaram estragos.
Por volta das 19h30, uma intensa tempestade se formou nas proximidades de Sombrio e avançou pela cidade, provocando fortes rajadas de vento. Segundo informações da Defesa Civil Municipal e da Coordenadoria Regional de Defesa Civil, ocorreram destelhamentos de residências, além de queda de árvores sobre casas, rede de energia elétrica e galpões.
O quartel do Corpo de Bombeiros da cidade também sofreu danos. Além disso, segundo relatos do Coordenador Regional de Defesa Civil, várias árvores foram derrubadas no sentido oeste/leste.
Relatos locais e imagens do radar de Lontras indicaram instabilidades com raios que se intensificaram e avançaram rapidamente sobre Sombrio. O núcleo da tempestade apresentou valores de refletividade acima de 60 dBZ, caracterizando uma tempestade severa que provocou um forte vendaval na cidade.
Como não há estação meteorológica em Sombrio, os dados de vento podem ser estimados através de imagens de radar. Conforme a Figura 2a, os ventos estimados se aproximaram dos 100 km/h na cidade.
Nos próximos dias, a previsão indica que o tempo continua instável no estado, com condições para novos temporais, inclusive no Litoral Sul. Por isso, a Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina orienta que a população acompanhe as atualizações da previsão do tempo, além dos Avisos e Alertas emitidos no site e mídias sociais.