FESTIVAL DE JOINVILLE
Timbó conquista título de vice-campeão
.jpg)
Timbó já está sendo destaque na 40ª edição do Festival de Dança de Joinville, reconhecido pelo Guinness Book como o maior do mundo em número de participantes. O evento que é uma edição comemorativa e visa celebrar as quatro décadas do Festival tem uma programação de 13 dias, sendo que iniciou no dia 17 e segue até o dia 29 de julho. Artistas de 25 estados brasileiros e de países como França, México e Paraguai participam do que é considerado o maior festival de dança do mundo.
Em nota a professora e coordenadora do Grupo de Dança Andreia Mendes, da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, Andreia Mendes, destaca que “Grupo Andreia Mendes é vice-campeão no maior Festival de Dança do Mundo”.
Andreia observa que “são 13 mil participantes neste ano. Tem bailarino de 25 estados e ainda da França e do Paraguai. Durante 13 dias, a cidade catarinense está sendo palco para 703 grupos de todo o Brasil e do exterior apresentarem sua arte em mostras competitivas e apresentações gratuitas. Mais: cursos, oficinas, workshops e seminários reunirão centenas de estudantes, bailarinos, professores, pesquisadores e profissionais das áreas técnicas da produção em dança”.
A profissional comenta que “preocupação com qualidade, pluralidade e troca de conhecimento, talento e experiência. É com esses objetivos que o Festival de Dança de Joinville se consolidou ao longo de mais de três décadas, tornando-se destino tradicional dos amantes da dança. E Timbó esteve lá muito bem representado pelo Grupo de Dança Andreia Mendes da Fundação Cultural de Timbó. Com coreografia intitulada ‘Era uma vez no Velho Oeste’, do coreógrafo timboense Matheus Henrique Mendes, o Grupo subiu ao palco no dia 20 de julho, levando a plateia a aplaudir de pé a coreografia”.
Andreia conta que “a coreografia que conquistou a média 9.37 ficando com a segunda colocação atrás por 0,10 do primeiro classificado. Um feito inédito para uma equipe totalmente nova. Com idade entre 13 e 16 anos. Agora o grupo embarca para o Campeonato Mundial onde estará representando o Brasil como seleção brasileira no mundial de Phoenix- EUA”.
A organização informa que entre dançarinos e visitantes, acredita-se que o Festival que está sendo realizado no Centreventos Cau Hansen, na Avenida José Vieira, bairro América, receberá mais de 230 mil pessoas nos 13 dias de evento.
Principais eventos
A Noite de Gala aconteceu no dia 23 de julho, com o espetáculo Cinderella, da Escola do Teatro Bolshoi. A obra de balé neoclássico segue o roteiro clássico da história baseada nos contos de fadas, narrando a saga de uma jovem que tem a vida transformada quando um mago surge para ajudá-la a ir ao grande baile.
A Mostra Competitiva é a tradicional competição do Festival de Dança. Dividida em categorias, acontece durante nove noites, entre os gêneros de Balé Clássico de Repertório, Balé Neoclássico, Dança Contemporânea, Danças Populares Brasileiras, Danças Populares Internacionais, Danças Urbanas, Jazz e Sapateado.
O Festival 40+ é para grupos amadores acima dos 40 anos, que queiram ter a vivência de se apresentar em um palco competitivo do Festival de Dança de Joinville.
O Festival Meia Ponta é uma competição para os pequenos talentos e acontece no Teatro Juarez Machado. Praticado em quatro tardes, entre coreografias inscritas e selecionadas, o torneio é para crianças nascidas de 2011 a 2013.
A Feira da Sapatilha reúne as tendências em moda, figurinos, equipamentos, artesanato e tecnologia. Durante a 40ª edição, o Expocentro Edmundo Doubrawa, anexo ao Centreventos, recebe os produtos e estandes.
A Dance Parade do Festival de Dança de Joinville é um desfile que pretende promover a dança como uma forma de arte expressiva e unificadora. O desfile aconteceu na tarde do dia 22 de julho, em frente ao Centreventos Cau Hansen e contou com sonorização por toda a avenida.