9.4 C
Timbó
quinta-feira, 3 de julho de 2025

Timbó divulga cotas de enchente

Data:

Timbó divulga cotas de enchente
Comunidade poderá saber com antecedência, através da internet, se sua rua ou rua próxima a sua e …

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

Foto: JMV TV

 CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

 
TIMBÓ – A partir de hoje, dia 12 de julho, a Prefeitura de Timbó está disponibilizando a lista com as cotas de enchente do município, dividido por bairro. A informação foi dada pelo secretário de Planejamento, Fabiano Martins Adriano e pelo assistente de relações institucionais, Daniel Agostini Neto durante entrevista na redação do JMV TV, na tarde do dia 10 de julho. Segundo Neto, as informações dos locais propensos à inundações, durante uma enchente, estarão disponíveis no site oficial da Prefeitura (www.timbo.sc.gov.br).
O secretário de Planejamento, Fabiano Martins Adriano, através das informações das cotas de enchente, os moradores que residem em regiões suscetíveis às cheias podem acompanhar o nível do Rio Benedito e quando a água atingir a rua onde residem, no risco iminente de uma enchente. “A elaboração do Plano de Enchente no município foi possível graças a parceria formada entre a Prefeitura e a Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) com o Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do rio Itajaí-Açú”, explica Adriano.
Neto relata que para produzir o Mapa de Cotas de Enchente, os técnicos da Furb realizaram um levantamento de campo de todos os cruzamentos e pontos baixos da cidade, baseado nas marcas das enchentes dos anos de 2011 e 1992. “Neste levantamento, também foi avaliado o comportamento dos rios Benedito e Cedros, para entender a dinâmica das águas no momento das cheias”, observa o assistente de relações institucionais.
Adriano lembra que o trabalho foi realizado no segundo semestre de 2012, num período do seis meses, e resultou no Mapa Cota-Enchente e no Mapa Carta-Enchente, com dados suficientes para o alerta e a prevenção de catástrofes no caso iminente de uma enchente. “Para a realização do projeto, a Prefeitura investiu cerca de R$ 130mil”, detalha o secretário ao informar que os dados coletados em campo durante todo o desenvolvimento do projeto foram processados em laboratório definindo o plano das águas e a cota máxima durante uma enchente, originando a lista de cotas de enchente disponível no site da Prefeitura. 
Neto destaca que a coordenação geral do estudo foi do professor doutor Ademar Cordero, sob a responsabilidade técnica do professor doutor, Julio Cesar Refosco. Alunos dos cursos de Engenharia da Furb trabalharam nos levantamentos dos dados, entrevistas e medições.
O assessor explica à forma de acesso dos cidadãos as informações. Segundo ele, o cidadão deve entrar no site oficial da Prefeitura (www.timbo.sc.gov.br e clique em  Defesa Civil – Cotas de Enchente. “Assim você poderá acessar as informações relativas a cota de enchente da sua rua ou das proximidades onde está localizada. “As cotas apresentadas também vão nos fazer repensar a cidade de Timbó, pois ela nos faz ver as determinadas ruas que são atingidas com o aumento mínimo do rio. Assim não será permitido construir nas proximidades destes locais”, observa ele ao destacar que quando da incidência de uma nova enchente será possível prever o espaço de tempo que irá demorar para que a sua rua ou as proximidades possam vir a ser alagadas pelas águas dos rios. 
Adriano afirma que em Santa Catarina, Timbó é o quarto município a disponibilizar na internet as informações das cotas de enchente. Antes, somente Blumenau, Itajaí e Rio do Sul tinham divulgado online suas cotas para as áreas que alagam na cidade. “Para o prefeito Láercio Schuster Junior, a divulgação das cotas de enchente na internet vai tornar mais ágil a saída das famílias de suas casas, no caso de uma enchente. Com as informações na internet fica mais ágil saber quando há a necessidade de abandonar a residência, caso o rio comece a subir. Também ajudará a decidir o momento certo de retirar os bens móveis e as pessoas, diminuindo os prejuí-zos materiais e preservando a vida”, repassa o secretário.
Para acompanhar a entrevista completa, acesse o site: www. jmv.tv.br e saiba mais sobre esse tema.
 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.