18.4 C
Timbó
quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Timbó presente em Festival Internacional de Teatro

Data:

ESPETÁCULO
Timbó presente em Festival Internacional de Teatro

Clarice Graupe Daronco [email protected]

Foto: FOTOS/100 CENA

“O Festival Internacional de Teatro ‘Rosário em Cena’ é reconhecido como um dos maiores e mais importantes festivais. Ele acontece na cidade de Rosário do Sul, pertencente à região que tem como divisa o Uruguai. A cidade tem 176 anos de existência e tem sua arquitetura em formato histórico, contando a história de sua origem. A cidade possui alguns pontos turísticos, como a Paróquia Nossa Senhora do Rosário e a praia de areias brancas (uma praia pluvial)”. As informações são do professor e diretor da 100 Cena Cia de Teatro, Jean Devigili, ao falar sobre a participação do grupo timboense no Festival.

Devigili conta que “a seleção aconteceu por meio de inscrição no edital do Festival, reunindo fotos e vídeos das apresentações. Foi inscrito na Categoria Espetáculo Infantil: Era uma vez, mais uma vez… Classificação Indicativa: Livre. A peça é um encontro de personagens das histórias em livros, é repleta de humor, música e aventura, levando o público a se divertir com as peripécias da princesa mimada, os desejos do palhaço sonhador, a ousadia da narradora pra lá de esperta, as trapalhadas do mordomo, as bruxarias das ‘bruxas malvadas’ e a mágica da fada e do engraçado duende. No final, todos aprendem a importância da generosidade e do trabalho em equipe.”

- Publicidade -

  

?

O diretor conta ainda que “também foi inscrito na Categoria Espetáculo Adulto: O Fugitivo. O espetáculo em formato de performance de teatro, O Fugitivo, conta a história de um rapaz que vive em seu mundo, repleto de segredos e imaginações, porém com um medo que a grande maioria das pessoas tem… Até quando você vai ficar fugindo? Vai ficar se escondendo? Viva o hoje e o agora.”

De acordo com Devigili, “e aí veio a surpresa quando liberaram a lista dos classificados. Foi uma explosão de felicidade, dois espetáculos escritos e dirigidos por mim estavam sendo aprovados para a grade de apresentação de um dos maiores festivais de teatro, a emoção tomou conta”.

O Festival acontece entre os dias 21 a 28 de outubro. As apresentações da 100 Cena acontecem no dia 25 de outubro: às 9h30min, O Fugitivo e às 15h, Era uma vez, mais uma vez. “Para nós é de grande importância a ida a um Festival desse nível, além da troca de conhecimento, que é o mais importante, é o reconhecimento que estamos ganhando de um trabalho e persistência com a arte teatral. 

Levar o nome da nossa escola e da nossa cidade para um evento como esse é uma alegria imensa. Trazer a oportunidade dos meus alunos vivenciarem a ida para um festival é de maior satisfação. É a primeira vez que Timbó está indo para um festival internacional de teatro. Vale ressaltar que no ano passado fomos para o festival nacional que aconteceu em Cruz Alta, onde trouxemos para casa o troféu especial do Júri (pela temática e coletividade do grupo)”.

 

?

“Estou mega feliz de poder estar indo participar desses dois eventos. Sei quanto isso é importante para nós da 100 Cena, mas também para toda a comunidade. Estamos levando a cultura teatral de nossa cidade para outros cantos e trazendo novas experiências adquiridas com outras pessoas. Para mim, que sou mãe do Jean, poder estar acompanhando e fazendo parte dessa trajetória, além de mãe, como atriz, é uma experiência incrível”, descreve Janete Langa.

“Fazer teatro sempre foi um sonho de infância que ficou adormecido por anos, mas que hoje está se tornando realidade graças à 100 Cena. E estar indo para o Festival Internacional de Rosário só nos mostra que estamos no caminho certo, que sonhos ganham forma quando temos a coragem de colocá-los em prática. Viva ao teatro, Viva a 100 Cena, Viva ao Rosário em Cena”, destaca Fabi Fiamoncini.

“Para mim, estar no 100 Cena tem um significado muito grande… Pois esse grupo me deu a oportunidade de voltar a fazer minha arte, que tanto amo, que é o teatro, depois de seis anos afastado do palco… Para quem é ator, em particular, ir a um festival é algo muito importante pela bagagem que trazemos… Das trocas de ideias, informações e aprendizado entre atores e diretores…”, observa Diego Paz.

“Fiquei mega feliz com a possibilidade de participar do festival, pois acredito que experiências e vivências novas são frutos do trabalho em equipe e de uma companhia de teatro maravilhosa, com elenco e direção, que nos tornam artistas dispostos a sempre mais”, afirma Nei Wackerhage.

“A 100 Cena abriu portas em minha vida, tanto internamente quanto externamente, e sinto que posso ser ouvida. Por isso, sou eternamente grata. Poder ir para Rosário do Sul é uma oportunidade imensa que se abre em minha vida, me conectar com outras pessoas que estão no mesmo propósito, caminhando juntas com um grupo que acredita nessa verdade, e juntas fazer um mundo mais bonito e impactar as pessoas de forma positiva e encantadora. Sou imensamente grata a esse movimento que transforma vidas e está transformando a minha vida”, relata Emanueli Dominick.

Para finalizar, Devigili observa que “estamos em busca de apoio cultural para o nosso transporte, para que possamos ir até o Festival. Quem quiser nos ajudar pode entrar em contato através do Instagram: 100 Cena. Toda ajuda é muito bem-vinda”.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui