20.9 C
Timbó
quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Timbó terá Dia ‘D’ contra o Aedes aegypti

Data:

Timbó terá Dia ‘D’ contra o Aedes aegypti
Ação atende convocação do Ministério da Saúde e busca repassar informações para o combate ao …

Clarice Graupe Daronco/JMV

 


TIMBÓ – O aumento considerável dos casos de Dengue no país está levando o Ministério da Saúde a implantar medidas de conscientização para o combate ao mosquito Aedes aegypti em todos os municípios. Em Timbó atendendo a uma convocação do Ministério da Saúde e da Sala de Situação Estadual para o Combate ao Aedes aegypti, será realizado, pela Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, amanhã, dia 13, o Dia “D” de mobilização.
Segundo informações, na data, das 8 às 12h, uma equipe de profissionais da Saúde estará na Praça do Imigrante, defronte a Thapyoka, distribuindo material informativo à população e passando orientações. 
Em nota a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (Dive/SC) informou que já foram notificados 1.260 casos de Dengue em Santa Catarina. Desses, 155 (12%) foram confirmados pelo critério laboratorial, 422 (33%) foram descartados por apresentarem resultado negativo para Dengue e 683 (54%) casos estão em investigação, aguardando resultado laboratorial.
Do total de casos confirmados (155) até o momento, 20 (13%) são autóctones, com transmissão dentro de SC, 27 (17%) são importados (transmissão fora do Estado) e 108 (70%) estão em investigação para definição do provável local de infecção.  
Os 20 casos autóctones estão distribuídos pelos municípios de Bom Jesus (3), Caibí (1), Chapecó (1), Itajaí (4), Pinhalzinho (4), São José do Cedro (1), São Miguel do Oeste (3), Schroeder (1) e Videira (2). Dos 108 casos confirmados que estão em investigação de local de infecção, Pinhalzinho investiga a origem de 93 casos, Coronel Freitas, Descanso e Bom Jesus investigam 2 casos cada, e Brusque, Chapecó, Itajaí, Lages, Navegantes, Palhoça, Rio do Sul, São José do Cedro e São Miguel do Oeste investigam um caso cada.
Em 2015, foram notificados 11.348 casos de Dengue, dos quais 3.619 casos foram confirmados (32%), 6.858 (60%) foram descartados e 871 (8%) estão em investigação. Do total de casos confirmados, 3.279 (91%) eram autóctones, 275 (7%) importados e 65 (2%) estão em investigação para identificação do local provável de infecção.
Em relação aos focos do mosquito Aedes aegypti, em Santa Catarina, de 1º de janeiro a 6 de fevereiro de 2016, foram identificados 1.224 focos, em 84 municípios. Neste mesmo período em 2015, tinham sido identificados 1.345 focos em 55 municípios.

- Publicidade -

Zika vírus

O número de casos de Zika vírus permanece o mesmo do boletim anterior: cinco. Todos os casos confirmados são importados e identificados em Braço do Norte, no Sul do estado; Brusque, no Vale do Itajaí; Florianópolis e Ipuaçu, no Oeste. Os prováveis locais de infecção foram os estados de Mato Grosso, Rio de Janeiro e Sergipe.

Febre
chikungunya

 

Nenhum caso da doença foi confirmado até o momento. São 49 em investigação.

 

 

 

 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui