20 C
Timbó
sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Timboense atua como facilitador do Ryla Internacional

Data:

Timboense atua como facilitador do Ryla Internacional
Único representante do Rotary Club do Brasil coordena ações com jovens em eventos mundiais …

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

Foto: FOTO/DIVULGAÇÃO

 TIMBÓ – O Rotary Club Timbó Pérola do Vale tem um dos seus membros, como coordenador e facilitador do “Ryla Internacional Sydney 2014”. Estamos falando do rotariano, Marcos Ricardo Klitzke, que esteve em Sydney Olympic Park, na cidade de Sydney, na Austrália, participando do Ryla Internacional. Em entrevista, Klitzke explica que o evento, que aconteceu no primeiro semestre de 2014, contou com 68 participantes, cinco  facilitadores, cinco  coaches e teve 32 países representados, sendo que o foco dos trabalhos foi no desenvolvimento de “Projetos Mundiais”.

O coordenador explica que o Rotary é uma organização internacional de mais de 1,2 milhão de líderes profissionais, empresariais e comunitários. “Os sócios dos Rotary Clubs prestam serviços humanitários, promovem altos padrões de ética em todas as profissões e ajudam a construir um mundo de paz e boa vontade”, destaca ele ao informar que há mais de 33.000 Rotary Clubs em 200 países e áreas geográficas, sendo que o objetivo principal do Rotary é servir na comunidade, no local de trabalho e no mundo em geral.
Sobre o Ryla, que é denominado de Prêmios Rotários de Liderança Juvenil, Klitzke ressalta que é um programa de treinamento intensivo para pessoas de 14 a 30 anos. “Os jovens participam de eventos, em geral seminários, workshops e acampamentos, de dois a 10 dias de duração, organizados por rotarianos”, explica ele ao informar que o Ryla é um programa criado para jovens que tenham demonstrado capacidade de liderança e compromisso com a prestação de serviços comunitários. Estudantes de 2º grau, universitário ou profissional, o programa ajudará o jovem a descobrir seu potencial e desenvolver as habilidades necessárias para ser um líder em sua comunidade, profissão e sua vida em geral. “Durante o evento Ryla, o jovem terá a oportunidade de desenvolver a capacidade de liderança e o caráter; entrar em contato com uma variedade de assuntos e pessoas; conhecer líderes comunitários atuante; aumentar seus conhecimentos e habilidades profissionais e ao mesmo tempo em que aprende, tem a chance de se divertir e fazer amizades nesta experiência de que se lembrará a vida inteira”, observa ele.
Klitzke conta que já foi membro do Conselho Mundial de Ryla, de 2010/2011, onde, na oportunidade, 32 líderes mundiais foram selecionados para a formação do Conselho Mundial de Ryla estabelecido no ano de 2011, na cidade de New Orleans, nos Estados Unidades. “Este Conselho foi criado com o intuito de: avaliar o desempenho e resultados, definir metas e diretrizes mundiais do programa, criar o planejamento estratégico e visão para os próximos 25 anos, sendo que fui o único Brasileiro apontado a participar deste Conselho”, relata ele.
Já em 2011 e 2012, o timboense também foi membro do Comitê Mundial de Ryla, oportunidade em que o grupo se reuniu em Bangkok. Klitzke conta que, a partir do Conselho Mundial, foram selecionados seis membros que fariam parte deste Comitê, responsável pela reestruturação do programa. “Foi proposto que os seus membros trabalhassem na revisão das normas e legislação, adequação do planejamento estratégico, criação de base mundial de informações, pesquisas e estatísticas mundiais de aplicação do programa e na preparação da Pré-Convenção Mundial de Ryla”, lembra ele.
Já em 2012 e 2013, o timboense foi escolhido como membro do Comitê Mundial de Ryla. “Do Comitê Mundial 2011/2012 foram selecionados três membros que, somados a outros três novos participantes dariam continuidade aos trabalhos de reinstauração do programa “Ryla International”, criação do Time Operacional para a execução do programa em Sydney – Austrália, coordenação do ciclo de palestras e workshops na Convenção Mundial e execução da Pré-Convenção Mundial de Ryla”, explica Klitzke.
Sobre sua participação como membro do Time Operacional de Ryla – 2013/2014 (Sydney ), o timboense informa que o time operacional foi criado a partir do Comitê Mundial 2012/2013 e contou com a participação de seis membros selecionados pela Sede Mundial de Rotary International. “Este “Time Operacional” foi criado com o intuito de: criar o Programa para o “Ryla International – Sydney”, criar os critérios de seleção para membros e facilitadores, desenvolver as plataformas de divulgação, orientação, gerenciamento e coordenação do programa”, destaca Klitzke ao explicar que, no final, ele foi escolhido como coordenador e facilitador do “Ryla Internacional Sydney 2014”. “Na oportunidade, todos os participantes foram submetidos a um novo processo de seleção, onde foram selecionados cinco facilitadores e cinco Coaches para a execução do programa, sendo que fui o único membro do Conselho Mundial, criado em 2011, selecionado a participar da execução do programa em Sydney – Austrália”, destaca ele.
Saiba Mais
O timboense explica que o Programa Ryla teve sua origem em 1959, em Queensland, na Austrália e foi criado como um festival local tendo como o ponto máximo, homenagear jovens líderes com a honraria de uma visita oficial junto da Princesa Victória, quando de sua visita àquele país. 
“Por conta do sempre presente espírito Rotário de acreditar no potencial dos Jovens, o programa passou a ser desenvolvido com o intuito de propiciar aos jovens uma possibilidade para desenvolverem suas habilidades de liderança, expandindo, assim, seus horizontes”, destaca ele ao ressaltar que o programa foi oficialmente adotado pelo Rotary Internacional em 1971 e, atualmente, é executado em vários países ao redor do mundo, atendendo vários milhares de jovens, anualmente. 
O primeiro programa Ryla International aconteceu em 2001 em San Antonio, nos Estados Unidos e teve edições anuais até 2010. Nos anos de 2011, 2012 e 2013 o programa foi suspenso para criar um novo conceito, o qual foi aplicado em 2014 – Sydney.
 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui