15.5 C
Timbó
sábado, 2 de agosto de 2025

Turismo Religioso: entre basílicas e milagres – uma viagem de fé que une gerações

Data:

Uma viagem pode ser apenas um deslocamento no tempo e no espaço. Mas, para Norma Maria Da Rui e sua filha, Paola Da Rui Gadotti, foi muito mais do que isso. Foi uma peregrinação. Um reencontro com as origens. Um mergulho na fé que atravessa gerações e fronteiras. Foi também um reencontro com o espírito da juventude católica do mundo todo, em Roma, no Jubileu da Juventude 2025.

A viagem das duas timboenses teve início em solo sagrado: Roma. Mas o roteiro não se limitou à capital. A cada parada, uma descoberta. A cada igreja, um silêncio preenchido pela oração. A cada encontro, uma emoção traduzida em fé.

No primeiro dia, os passos as levaram até a histórica Abadia de Monte Cassino, marcada pela destruição da guerra e pela reconstrução da paz – onde também participaram da Festa de Nossa Senhora do Carmo, já como prelúdio de uma caminhada espiritual profunda.

No Santuario di San Pio, em San Giovanni Rotondo, Paola iniciou um gesto que se repetiria por diversas cidades: leu as leituras e salmos em italiano durante as missas. Um sinal de entrega e dedicação. Ali, também viveu um dos momentos mais emocionantes da jornada: a conversa com a irmã Margarita e o encontro com um pastor e seu rebanho – imagem viva do Evangelho do Bom Pastor.

Em Monte Sant’Angelo, tocaram o sagrado na gruta onde São Miguel Arcanjo apareceu. Em Lanciano, contemplaram com os olhos o inexplicável: o milagre eucarístico que transforma hóstia em carne. Em Trento, visitaram a casa natal de Santa Paulina e plantaram duas árvores no Bosco delle Radici, em homenagem aos antepassados Giuseppe Da Rui (1883) e Teresa Odorizzi (1875), que deixaram sua terra natal, Belluno e Trento, para construir uma nova vida no Brasil. Em cada raiz plantada, uma história de fé germinando.

Na Toscana, entre plantações de girassóis e pratos com javali – iguaria típica da região -, a viagem ganhou cores e sabores da cultura italiana. Em Verona, reviveram a história de Romeu e Julieta. Em Florença, tocaram a arte e a alma na Basílica Santa Maria del Fiore e na Farmácia Santa Maria Novella, a mais antiga do mundo. Em Assis, celebraram o aniversário de Norma no cenário da vida de São Francisco e Santa Clara, e diante do corpo do jovem beato Carlo Acutis.

Esse momento, inclusive, foi um dos mais significativos para Paola, que fez questão de registrar uma foto ao lado da imagem de Carlo Acutis – uma fotografia que ela gostaria muito que fosse publicada, tamanha a importância espiritual. O jovem beato, que será santificado em setembro deste ano, foi beatificado em 2020, após a Igreja reconhecer como primeiro milagre a cura de um menino no Brasil. Nascido em 1991 e falecido em 2006, aos 15 anos, Carlo Acutis será o primeiro santo da geração millennial. Ele nos ensina que a Eucaristia é o centro da vida cristã e o caminho mais seguro para a santidade. Participante diário da missa, dizia com convicção: “A Eucaristia é a minha autoestrada para o Céu” (L’Eucaristia è la mia autostrada per il Cielo).

A dupla, mãe e filha, destaca ainda: “Visitamos os dois países independentes situados no meio do território italiano: a República de São Marino e o Vaticano, onde ficamos fascinadas com tamanha beleza e imponência cristã.”

Jubileu da Juventude: uma nova etapa na jornada de fé

Mas a jornada de Paola não terminou com a despedida da mãe, que retornou ao Brasil. Ela permanece em Roma para viver, com milhares de jovens do mundo todo, o Jubileu da Juventude Católica, de 28 de julho a 3 de agosto.

A emoção de representar o Brasil nesse evento internacional é intensa: “É uma honra e um privilégio estar aqui. Senti-me orgulhosa de levar a voz e a cultura brasileira para compartilhar com jovens que professam a mesma fé em Cristo”, conta Paola, que reside atualmente em Campinas, São Paulo, onde participa de grupos de oração universitários.

A jovem destaca alguns dos momentos mais marcantes da sua estada na Itália: “As missas com o Papa Leão XIV, os encontros com jovens de diversos países e a convivência em oração e reflexão. O que mais me emocionou foi ver como a fé une pessoas tão diferentes. Somos a Juventude do Papa. Somos a juventude de Jesus Cristo.”

A vivência espiritual fortaleceu sua fé e reacendeu sua esperança: “Eventos como esse renovam o protagonismo jovem na Igreja. Eles nos mostram que podemos ser líderes e servidores, aqui e agora.”

A jovem está sendo tradutora para aqueles jovens que não sabem falar italiano. Eles falam inglês (idioma que ela também entende), mas não sabem italiano. Então, ela está tendo essa missão também.

Paola afirma ainda: “A fé nos move. E, juntos, podemos transformá-la em ação. Que essa chama que acendemos em Roma continue iluminando nossos caminhos.”

E assim, entre a herança dos que vieram antes e a esperança dos que virão, Norma e Paola escrevem mais um capítulo de uma história que une tradição, fé e juventude – com raízes firmes no passado e olhos voltados para o Céu.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.