TURISMO
Vale do Ribeirão Encano: ideal para apreciar a natureza

Cópia de Igreja Evang. Luterana Encano Central – I Concurso fotográfico de Indaial 2017 –
A colonização alemã, italiana e polonesa moldou Indaial. Além da forte herança cultural, o município também foi privilegiado por estar em um território repleto de áreas verdes deslumbrantes, que entrelaçam a tradição e a arquitetura deixada pelos imigrantes a uma beleza natural. Um dos principais benefícios de reunir tantas maravilhas em um lugar só é a diversidade de atrativos turísticos para visitantes e à comunidade local.
Destaque para o Vale do Ribeirão Encano, que é uma área quase intocada pelo homem e por isso é ideal para quem aprecia o contato com a natureza. De acordo com informações dos profissionais do Departamento de Turismo da Prefeitura de Indaial, ao longo do caminho pode-se encontrar: ribeirão, quedas d’água, muitas flores e árvores, belas propriedades rurais com destaque para a arquitetura enxaimel, ruas de chão batido e uma linda ponte de madeira coberta, tudo isso emoldurado pelo verde altamente preservado. O passeio é indicado para aqueles interessados em caminhadas e passeios de bicicleta, mas pode ser feito de carro também.
Os profissionais aproveitam para orientar os visitantes sobre algumas normas que precisam ser atendidas ao visitarem a região do Encano. “É imprescindível cumprir regras básicas de respeito ao meio ambiente e com a comunidade que reside na localidade”.
Importante observar que cada turista precisa recolher o seu lixo, não destruir a vegetação, não invadir propriedades particulares, não utilizar aparelhos de som que causem perturbação ao sossego público, não beber nas ruas e em espaços públicos, estacionar somente nos locais permitidos. O Vale do Ribeirão Encano está localizado na rua Reinhold Schroeder e rua Lorenz. A localidade faz parte do novo Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu Catarinense, que engloba 12 cidades com um total de 330 km. Em Indaial o cicloturista inicia o percurso no 3º dia e pode escolher dois trajetos diferentes, sendo um deles na região do Encano, contemplando também os bairros da Polaquia, Estrada das Areias e Warnow.
Na região o turista ainda pode conhecer:
Ponte de Madeira Coberta do Encano: localizada entre as ruas Lorenz e Reinhold Schroeder, a ponte tem estrutura de madeira feita com encaixes, pinos e parafusos. A primeira foi construída em 1954, usando canela e peroba extraídas das matas do Ribeirão Espinho. Na grande enchente de 1961 a ponte foi destruída, sendo totalmente carregada pelas águas do Ribeirão Encano. A atual estrutura foi construída em 2007, seguindo o projeto da época.
Pontes cobertas são testemunhas silenciosas de épocas passadas, fazem parte da riqueza do nosso patrimônio, trazidas pelos imigrantes. Erguem-se aqui e ali em estradas secundárias ou em locais isolados, oferecendo ao olhar dos visitantes o pitoresco das suas formas.
Você sabe porque construíam ponte coberta? A razão principal era a durabilidade, com isso sua vida útil podia chegar a centenas de anos com um pouquinho de manutenção.
Igreja Evangélica Luterana Encano Central: a Igreja foi construída no ano de 1950 e inaugurada em 1951. Sua construção aconteceu por iniciativa de Alwin Schneider, com a ajuda de Julius Schroeder. Quanto à mão de obra trabalharam como pedreiro o Sr. Erich Geissler e como serventes Helmuth e Adolpho Preilipper. Foram responsáveis pela colocação do sino na torre da Igreja os senhores Alwin Schneider, Antônio Hoffmann e Antônio Loes. A fé foi marcante desde o início da colonização de Indaial. A cultura germânica, italiana e polonesa vinda com os imigrantes foi a responsável por essa dedicação religiosa e apego fervoroso à Igreja. A Igreja está localizada na rua Reinhold Schroeder,7258-7494, no bairro Encano Central. Além de diversas edificações enxaimel, algumas com placa interpretativa contando um pouco sobre a sua história. Se ainda der tempo não deixe de visitar:
Capela Nossa Senhora Aparecida – Espinho: a Capela está localizada na região do Ribeirão Espinho, foi construída por volta de 1948. Em 2002 a Santa de Nossa Senhora Aparecida, original da Capela, foi colocada na torre e preservada com uma parede de vidro, sendo que uma nova imagem veio direto da Basílica de Nossa Senhora Aparecida em São Paulo.
Ribeirão Espinho: a localidade possui dois restaurantes que atendem aos sábados e domingos com almoço e piquenique com produtos da localidade. Além disso, dois campings oferecem opções de day use (aproveitar durante o dia) e pernoite. Para saber mais acesse o site oficial de turismo: https://turismo.indaial.sc.gov.br.
Antiga Igreja São Luís de França: o terreno onde hoje está edificada a Igreja São Luís de França foi doado à cúria diocesana por Walentim Vogel que ainda possui as terras em frente à Capela. Segundo o neto de Walentim, Augusto Vogel, que ajudou na construção da Igreja, a parte original data de 1909 com uma ampliação inaugurada em 5 de setembro de 1926. O construtor da parte original, Walentim Vogel, está enterrado ao lado da Capela. Na fachada, um relógio pintado marca 9 horas, provável horário das missas dominicais que ocorriam no local. A antiga Igreja faz parte de uma propriedade particular, por isso não é permitido entrar no terreno.
Se for curtir o dia no Encano no final de semana, não deixe de ter a experiência de fazer um piquenique na beira do ribeirão ou almoçar em um dos dois restaurantes localizados no bairro:
*Eco Recanto Encano: oferece cestas de piquenique com agendamento prévio e almoço aos domingos;
*Quintal do Boteco :
oferece almoço aos sábados
e domingos.
Campings localizados no bairro:
*Camping Tio João:
opções de day use
*Camping Sítio Ruediger:
opções de day use
(somente com agendamento).
Imagens
Foto: Foto: Eduardo Gaspar
Cópia de Igreja Evang. Luterana Encano Central – I Concurso fotográfico de Indaial 2017 –Foto: Foto Heinz Beyer Foto: Foto Heinz Beyer Foto: Foto: Fábio Luiz Negherbon Foto: Foto: Adriano Alves Garcia