20.3 C
Timbó
quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Vigiância alerta sobre proliferação do mosquito da Dengue em cemitérios

Data:

Dia de Finados
Vigiância alerta sobre proliferação do mosquito da Dengue em cemitérios

Foto: Raquel Piske/Arquivo PMT

Na data de 2 de novembro, celebra-se o Dia de Finados. Se trata de um feriado religioso, dedicado a orações e homenagens aos que já faleceram. O ato de visitar os cemitérios para deixar flores ou acender velas por seus mortos é o mais praticado no catolicismo. As demais congregações também lembram a data com rituais bem específicos. Algumas optam por orações, reunião em grupos e até individualmente, internalizando o sentimento à pessoa querida.

Por isso, como inúmeras famílias têm por hábito levar flores, velas, entre outros itens de ornamentação para os túmulos de seus entes queridos, os órgãos de Saúde dos municípios alertam que já é de censo comum a necessidade de prevenção e cuidado com a Dengue e com o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, portanto ao ir aos cemitérios, é preciso se atentar às medidas de prevenção.

- Publicidade -

Os profissionais das vigilâncias Epidemiológicas alertam sobre certos cuidados que devem ser tomados, para evitar a criação de pontos com água parada onde o mosquito possa se proliferar.

Também se orienta para os cuidados com o acúmulo de água que pode ocorrer após as chuvas nestes espaços, gerando risco de proliferação de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, chikungunya e Zika vírus.

Os profissionais informam que realizam vistorias em todos os cemitérios verificando e eliminando possíveis criadouros do mosquito, virando vasos, pratos e embalagens que possam acumular água. Mas para reforçar os cuidados, solicita-se que a comunidade ajude nos cuidados e evite utilizar itens que acumulem água.

Importante:

*Utilize sempre recipientes com furos que permitam a vazão da água, mesmo que as flores sejam artificiais;

*Mantenha o nível de areia até a borda evitando o acúmulo de água;

*Dê preferência às flores artificiais. Nesse caso, ao invés de areia, podem ser utilizadas pedras, que facilitam o escoamento da água. Lembrar sempre de utilizar um recipiente furado;

*Evite vasos com plástico decorativo em volta, pois gera acumulo de água.

*Retire o invólucro de celofane, aquele ‘papel decorativo’ que embrulha o vaso ou buquê, que, por ser impermeável, favorece o acúmulo de água;

*Elimine pratos, suportes para os vasos, geralmente de cerâmica ou porcelana, que também propiciam a deposição de água;

*Ao optar por ramos de flores naturais, as mesmas deverão ser colocadas diretamente na areia presente nos vasos, que deverá estar umedecida;

*Outra atenção deve haver com os vasos ou buracos fixos de lápides, que podem acumular água de chuva, por exemplo. É preciso colocar areia nestes recipientes.

*Não deixe lixo espalhado ao lado das lápides e nem jogue fora dos muros dos cemitérios, todos possuem lixeiras.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui