20.3 C
Timbó
quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Vigilância Sanitária emite nota sobre caso do ‘depósito de Dengue’ em Timbó

Data:

Vigilância Sanitária emite nota sobre caso do ‘depósito de Dengue’ em Timbó

Foto: Divulgação

No início da semana, um vídeo divulgado nas redes sociais denunciando um suposto “depósito de dengue” gerou repercussão no município de Timbó. O local mostrado nas imagens fica na rua Ruy Barbosa, ao lado da Igreja Assembleia de Deus e mostra um terreno com uma piscina cheia de água suja.

Segundo o autor do vídeo, a Vigilância Sanitária já havia sido acionada, porém não teria tomado frente sobre a situação, alegando já ter acionado os proprietários do local sobre a situação.

- Publicidade -

A Prefeitura de Timbó emitiu uma nota de esclarecimento assinada pelo coordenador de Vigilância Sanitária de Timbó, Carlos Brás Busarello, na tarde do dia 22 de junho. O texto diz que a publicação desmoraliza o departamento, uma vez que demonstra que o mesmo não está cumprindo o seu papel com relação ao combate ao Aedes aegypti, o que não é verdade.

A nota destaca que o local é monitorado como preconiza o Ministério da Saúde, ou seja, através de visitas semanais às armadilhas instaladas nas imediações deste endereço. “As piscinas apresentadas no vídeo não representam risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, pois o comportamento do mosquito é de procurar por água parada, limpa e em ambiente sombrio”.

Além disso, a Vigilância menciona que o dono empresa Terrabase Terraplenagem Ltda, proprietário do terreno, foi notificado a tomar providências para que o local não seja foco de insalubridade e risco de outras doenças. Após notificação, iniciaram-se as obras de aterramento de duas fontes de água que haviam no local, mesmo não apresentando risco de proliferação de mosquitos.

Ao final, a Coordenação do Serviço de Vigilância Sanitária afirma ter todas as notificações emitidas à empresa, comprovando estar dentro da legalidade no que tange os serviços de combate ao mosquito Aedes aegypti.

A redação entrou em contato com o proprietário da empresa Terrabase Terraplenagem Ltda para atualização de informações e sobre um possível aterramento das piscinas que estaria sendo realizado na tarde de quinta-feira, dia 23, mas não obteve retorno sobre a situação até o momento. 

Entenda o caso

O autor do vídeo é pastor e presidente da Igreja Assembleia de Deus, localizada ao lado do terreno em que existe a piscina. Ele relatou sua indignação que o local é um verdadeiro depósito de mosquitos da dengue. Além disso, vinha há um ano solicitando à Vigilância Sanitária do município para que fossem tomadas providências devido à quantidade de “mosquitos, pernilongos e vermes”.

Não sendo atendido, ele recorreu à Vigilância estadual e foram fechadas lagoas localizadas na frente. Na última semana, ele também esteve na Vigilância para falar sobre a situação atual, mas foi lhe alegado que proprietário do terreno foi notificado e nada mais poderia ser feito.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui