Blumenau se prepara para sediar o Festival Brasileiro da Cerveja, de 12 a 15 de março, e a Festa Brasileira da Cerveja promete ser um dos destaques, reunindo mais de 30 cervejarias e apresentando o inovador Projeto Manipueira. Coordenado pela Abracerva, o projeto explora o terroir brasileiro ao fermentar cerveja com microrganismos da mandioca, resultando em rótulos únicos lançados em 2023.
Pela primeira vez, o Projeto Manipueira terá um estande coletivo na festa, com a participação de 10 marcas confirmadas: Ade Bier, Caatinga, Cozalinda, Evil Hops, Fermentaria, Hill, Marek, Piwo, Prisma e Yarun. Os visitantes poderão degustar cinco cervejas diferentes on tap e adquirir 10 rótulos em garrafa.
“O Projeto Manipueira representa um passo muito importante para o cenário cervejeiro nacional e tê-lo em um evento que faz parte do Festival Brasileiro da Cerveja vai contribuir muito para a sua visibilidade”, afirma Thomas Marek, organizador do estande. O objetivo é apresentar as cervejas já criadas, promover a apreciação dos consumidores e fomentar debates no mercado.
A Festa Brasileira da Cerveja acontece no Parque Vila Germânica e o ingresso custa R$ 30,00 (com a doação de 1 kg de alimento não perecível). Além das cervejarias, o evento oferece um cardápio com iguarias locais e apresentações de 12 bandas.
Festival Brasileiro da Cerveja: Uma Imersão no Mundo Cervejeiro
O Festival Brasileiro da Cerveja é um evento completo, com uma programação diversificada que inclui:
- Festival Brasileiro da Cerveja: Degustação livre de cervejas de 250 cervejarias de todas as regiões do país.
- Concurso Brasileiro de Cervejas: Avaliação de cervejas brasileiras por juízes nacionais e internacionais.
- Seminário e Feira Brasileira da Cerveja: Atualização profissional com informações sobre mercado, equipamentos e serviços para o setor.
- Circuito Cervejeiro: Programação em diversos pontos da cidade, com reuniões, degustações e harmonizações.
O evento é uma organização da Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja, com o apoio da Prefeitura Municipal de Blumenau e da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM). A cenografia temática, com bandeiras e uma “árvore de lúpulo”, já anuncia o festival no Parque Vila Germânica.