“O Festival sempre encanta o público, e neste ano não foi diferente. Cada grupo trouxe a sua identidade, celebrando a arte e cultura. Todos os dias tivemos diferentes estilos, com tantos bailarinos talentosos expressando a sua paixão pela dança”, comemora o diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, Jorge Ferreira.
O Festival de Dança de Timbó, que neste ano chegou à sua 22ª edição, aconteceu entre os dias 17 e 19 de maio, no Pavilhão de Eventos Henry Paul e contou com a participação de mais de mil bailarinos vindos de cidades do Paraná e Santa Catarina.
Ferreira afirma que o Festival de Dança de Timbó é reconhecido como um dos principais eventos do estado nesse campo artístico, sendo organizado pela Fundação de Cultura e Turismo de Timbó. De acordo com o diretor-presidente da Fundação, o Festival de Dança de Timbó serve como um dos primeiros eventos desse porte, proporcionando aos grupos a oportunidade de se apresentarem e se aprimorarem para futuros festivais de dança renomados no país, como o Festival de Dança de Joinville, assim como os do Paraná.
Ferreira observa que ele serve como um trampolim para esses grupos se prepararem para os eventos futuros.
O Festival oferece duas formas de participação: a “Mostra”, com apresentações sem avaliação de jurados, e a “Competição”, onde as coreografias concorrem à classificação. As categorias incluem Solos, Duos, Trios e Grupos, abrangendo diferentes faixas etárias e gêneros de dança.
As apresentações da Competição foram as mais esperadas do Festival devido à distribuição de cerca de R$ 15 mil em prêmios. As apresentações da Competição foram avaliadas por uma banca de jurados com grande experiência no meio artístico: Fernando Lima, Matheus Mendes e Wald Oliveira, que garantiram imparcialidade nas escolhas. Troféus e certificados digitais foram concedidos aos primeiros, segundos e terceiros lugares de cada categoria, desde Infantil, Júnior, Sênior e Adulto.
Na última noite também foram anunciados os vencedores em diversas categorias, como melhor bailarino, coreógrafo e grupo, abrangendo diferentes faixas etárias.
Confira os vencedores
das principais categorias
Melhor Grupo Infantil: Grupo Alfa Cia de Dança, de Blumenau (SC).
Melhor Grupo Júnior: Germana Saraiva Escola Internacional de Ballet, de Joinville (SC).
Melhor Grupo Sênior: Grupo de Dança Natan Vasselai, de Rio dos Cedros (SC).
Melhor Grupo Adulto: Station Cia de Dança, de Blumenau (SC).
Melhor Coreógrafo: Paulo Zanchin
Melhor Bailarino: Egor Lurierich
Melhor Bailarina: Melissa Pereira.