27.8 C
Timbó
segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Grupos folclóricos da Europa em Indaial

Data:

A cultura estará em destaque em Indaial. No dia 22 de julho, às 19h, a Fundação Indaialense de Cultura (FIC) será o palco de um evento histórico em comemoração aos 200 anos da Imigração Alemã. Nesta ocasião, será realizada uma apresentação gratuita e aberta ao público, com a participação de grupos internacionais da Alemanha e da Polônia: Folkloreensemble IHNA Erlangen, da Alemanha, e Zespól Piesni i Tanca Ziemi Goleniowskiej “INA”, da Polônia.

Segundo o presidente da Associação Folclórica Germânica (AFG) do Médio Vale do Itajaí e da Comissão Organizadora do Tanz Internacional, João Paulo Wust, os grupos internacionais serão recepcionados pelos grupos locais de Indaial, Bogenbrücke Volkstanzgruppe e “Chłopi” Polski Zespół Folklorystyczny, que também apresentarão seus trabalhos.

- Publicidade -

Em entrevista, Jailsson Fabijaki, coordenador e coreógrafo do “Chłopi” Polski Zespół Folklorystyczny de Indaia, destaca: “para nós que preservamos as artes e manifestações folclóricas em nossa cidade, em homenagem aos nossos antepassados, é uma honra imensa receber aqueles que hoje trilham os mesmos caminhos até chegarem a esta terra acolhedora de Indaial, compartilhando os mesmos passos no mesmo palco”.

Wust observa que em Pomerode tudo está preparado para um dos maiores encontros de dança folclórica germânica do país: o TANZ Internacional Pomerode, que ocorrerá de 20 a 28 de julho. “Estamos aguardando a chegada de convidados internacionais para este evento organizado pela Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí, que reúne grupos de Blumenau, Pomerode, Guabiruba, Timbó, Indaial e Benedito Novo. Mais de mil folcloristas do Brasil e dois grupos internacionais já confirmaram presença: Ihna Erlangen, da Alemanha, e Ina Goleniów, da Polônia”.

A organização destaca que durante o evento haverá diversas atividades como danças, oficinas, palestras, atividades recreativas, exposições e lançamento de livros.

O presidente da AFG relata que “na Vila do TANZ, em Pomerode, uma exposição contará a história dos 30 anos de atividades da Associação no Vale do Itajaí. Além disso, estão programadas atividades com parceiros educacionais. Em parceria com o UniSenai, haverá uma exposição e desfile de moda, produzido por acadêmicos do curso de Design de Moda, com interpretações contemporâneas dos trajes dos grupos associados à AFG, trazendo uma visão de moda atual baseada na história.”

Wust explica ainda que na Furb serão realizadas duas atividades: “A primeira será a apresentação final do TANZ+Kurs, curso de dança folclórica germânica que ocorre desde fevereiro e termina em julho, em uma parceria inédita no país entre associações de grupos folclóricos germânicos e uma universidade. Em um segundo momento, também será realizada uma oficina sobre inclusão e diversidade na dança. Ambas as atividades são fruto da colaboração entre a AFG e o curso de graduação em Dança da FURB, único no estado de Santa Catarina.”

Wust adianta que um dos pontos altos da programação será em 25 de julho, Dia da Imigração Alemã no Brasil, com uma solenidade às 19h30min, envolvendo autoridades e personalidades para marcar o bicentenário dos imigrantes germânicos no Brasil. Para todas as idades, haverá atividades como o Kindertanz, com apresentações de dança, jogos, brincadeiras e oficinas para crianças, além do Encontro de Dança Sênior para o público da terceira idade.

“Toda a programação é gratuita e aberta ao público. Pomerode foi escolhida para sediar o evento devido a ser lar de um dos grupos folclóricos mais antigos da região do Vale do Itajaí e pela estrutura que a cidade oferece.”

A Associação Folclórica Germânica do Médio Vale do Itajaí (AFG) foi fundada em 1993 para promover a integração entre os grupos da região de Blumenau, em Santa Catarina. Atualmente, desempenha um papel fundamental na preservação e promoção do folclore, participando ativamente de diversos eventos na cidade e região.

“História da AFG: Em 1984, Blumenau sediou a primeira Oktoberfest, marcando também o surgimento do mais antigo grupo de danças folclóricas alemãs em atividade na cidade, o Blumenauer Volkstanzgruppe. Desde então, diversos outros grupos foram formados, expandindo-se por várias sociedades da cidade e culminando na fundação da AFG em 1993, que hoje reúne 19 grupos e cerca de 800 folcloristas nas categorias Infantil, Juvenil, Adulto e Sênior.”

“A realização do TANZ Internacional é possível graças ao patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do PIC – Programa de Incentivo à Cultura da Fundação Catarinense de Cultura, e com o apoio de empresas como CartonDruck, Eco Blu, Confecções Berlanda, Netzsch, Perfor e Karsten, além de parceiros institucionais como UniSenai, FURB e Prefeitura Municipal de Pomerode”.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui