Uma noite de celebração, memórias e homenagens marcou os 25 anos da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó. O evento, realizado no Teatro do Centro Integrado de Cultura Ingo Germer, reuniu autoridades, artistas, membros da comunidade e amantes da cultura para celebrar o legado da instituição, que, ao longo de um quarto de século, tem sido fundamental na promoção, incentivo e preservação das expressões culturais da cidade.
A solenidade teve como objetivo reconhecer a trajetória da Fundação que, desde a sua criação, em 24 de março de 2000, por meio da Lei Complementar n.° 171, sancionada pelo então prefeito Waldir Ladehoff, tem desempenhado um papel crucial no cenário cultural timboense. A Fundação, nascida com a missão de fomentar atividades culturais, educacionais e artísticas, tornou-se um verdadeiro alicerce para a identidade cultural da cidade, atuando de forma independente e plural, promovendo eventos que enaltecem a dança, o teatro, a música, as artes plásticas, a literatura e muito mais.
A noite foi marcada por momentos de emoção, como a apresentação de um breve histórico da Fundação, destacando suas principais realizações e projetos ao longo dos anos. A instituição, ao longo de sua história, dedicou-se a:
- Promover estudos e pesquisas sobre história, tradições, arquitetura, folclore e outros aspectos de interesse cultural.
- Incentivar a edição de livros que divulguem tradições histórico-culturais.
- Motivar e patrocinar eventos e espetáculos de arte.
- Realizar cursos, palestras, exposições, estudos, pesquisas e publicações.
O atual prefeito de Timbó, Flávio Germano Buzzi, prestigiou o evento com sua presença e palavras, ressaltando a importância da Fundação para o desenvolvimento cultural da cidade e reafirmando o compromisso da administração municipal em apoiar e fortalecer a instituição.
Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a homenagem aos responsáveis pela criação e desenvolvimento da Fundação. O ex-prefeito Waldir Ladehoff, responsável por sancionar a lei que deu origem à instituição, e o ex-diretor de Cultura à época da fundação, Rogério Gessner, que representou também a primeira presidente da instituição, a senhora Ivone Gumz, foram convidados ao palco para receber o reconhecimento da comunidade timboense. A contribuição desses nomes para a cultura de Timbó é inestimável, e a noite foi um momento de agradecimento a todos que, ao longo desses 25 anos, fizeram e fazem parte dessa história.
Antes das apresentações artísticas, foi anunciado que, ao longo deste ano de celebração, diversas ações e projetos serão desenvolvidos para marcar os 25 anos da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó. O público presente teve a oportunidade de conferir uma prévia de um documentário que será lançado em junho, homenageando um grande nome da cultura musical da cidade, aumentando a expectativa para as comemorações que virão.
A noite seguiu com um concerto alusivo aos 25 anos da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, que celebrou a diversidade e a riqueza cultural da cidade:
- A Associação do Coral Leopoldo Kurtz da Sociedade Recreativa e Cultural Timbó, com seus 75 anos de história, emocionou o público com a interpretação de “Non ho leta”, em homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana em Santa Catarina, e a inspiradora “Feliz eu sou/ Oh happy day”.
- A Orquestra de Câmara Municipal de Timbó encantou a plateia com sua maestria e talento.
- A Banda Municipal Professor João Müller contagiou o público com um repertório diversificado, que incluiu desde sucessos de James Last até clássicos italianos e a tradicional canção alemã “Dem Land Tirol die Treue”.
- O Grupo Folclórico Os Cinqüentões apresentou a tradicional “Alten Kamerade”, mantendo viva a tradição germânica da cidade.
- Em um momento especial, o Grupo Folclórico Os Cinquentões e Volkstanzgruppe Blauer Berg uniram forças para apresentar a contagiante “Stern Polka”.
- O Grupo de Dança Andreia Mendes da FCTT, representado pelo Grupo Competitivo Infantil, abrilhantou a noite com a apresentação da coreografia “Um desejo só” na modalidade Jazz, demonstrando o talento e a paixão pela dança que movem a cidade.

A noite de 3 de abril foi um marco na história da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, reafirmando seu compromisso com a promoção e preservação da cultura da cidade. As celebrações continuam ao longo do ano, com diversas atividades e projetos que prometem envolver toda a comunidade e celebrar o legado de 25 anos de história.