15.8 C
Timbó
domingo, 6 de outubro de 2024

Livro Fritz Müller é finalista

Data:

O livro Fritz Müller – Desterro (1822/1897): Um Ser Humano e sua Ciência, escrito pelo geógrafo e botânico Marcelo Vieira Nascimento, é finalista na categoria Biologia, Biotecnologia e Biodiversidade do Prêmio Jabuti Acadêmico.

Em entrevista, Marcelo Vieira Nascimento explica que o Prêmio Jabuti Acadêmico, realizado pela Câmara Brasileira do Livro com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), é uma distinção anual inédita destinada a obras acadêmicas publicadas em língua portuguesa no Brasil.

- Publicidade -

Segundo Nascimento, a premiação tem como foco obras científicas, técnicas e profissionais, reconhecendo e divulgando autores e editores destacados nesses segmentos. “O objetivo é incentivar e valorizar a excelência na produção acadêmica nacional, buscando reconhecer contribuições relevantes para o desenvolvimento científico, social, político e cultural do país”, afirma.

No total, 1.953 obras foram inscritas para esta primeira edição. O Prêmio Jabuti Acadêmico, criado em 2024, é dedicado às áreas científicas, técnicas e profissionais, visando valorizar, reconhecer a excelência e divulgar os autores e editores que se dedicam a esses segmentos no Brasil. O livro Fritz Müller – Desterro (1822/1897): Um Ser Humano e sua Ciência foi selecionado entre os 1.953 inscritos em três categorias. Num segundo momento, ficou como semifinalista nas categorias de Biologia, Biotecnologia e Biodiversidade, bem como na categoria de Ilustração.

Nascimento relata que, em 18 de julho de 2024, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou os cinco finalistas. Os vencedores das 29 categorias, distribuídas em dois eixos (Ciência e Cultura e Prêmios Especiais), serão conhecidos em cerimônia no dia 6 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui