O Dia Mundial da Limpeza mobilizou voluntários em diversas regiões, promovendo uma conscientização ambiental que foi além do simples recolhimento de resíduos. Pessoas de todas as idades se uniram para realizar ações voltadas à preservação do meio ambiente e à melhoria da qualidade de vida. Em um esforço global, os participantes se engajaram em diferentes formas de limpeza, como a digital, mental e solidária, reforçando a importância de cuidar do planeta e de si mesmos.
Em Timbó, a coordenadora de Articulação, Desenvolvimento e Aplicação de Conteúdo Interdisciplinar, Carla Groni, destacou a união de pessoas de todas as idades em torno dessa causa, incentivando a cidadania ativa e a responsabilidade pelo cuidado dos espaços públicos e privados. Através do evento, cada voluntário teve a oportunidade de contribuir com ações concretas e transformadoras. “As atividades do Dia Mundial da Limpeza foram desenvolvidas por diferentes grupos e contaram com a participação de aproximadamente 200 pessoas.
Juntos, recolhemos cerca de 410 quilos de resíduos, destacando-se principalmente bitucas de cigarro, plásticos e papéis. Na limpeza aquática, chamou a atenção a grande quantidade de embalagens de marmitas e garrafas. Esses dados sobre os resíduos já foram discutidos para a implementação de práticas que visem a diminuição do descarte incorreto de materiais”, afirmou Carla.
O Rotary Club Timbó Vale Europeu também foi um dos grandes apoiadores do movimento. Segundo Maike Leticia Link Bianchini, presidente do clube, o Dia Mundial da Limpeza representou um chamado universal à ação, reafirmando o compromisso do Rotary com a preservação do meio ambiente e a promoção de um futuro mais sustentável. Maike enfatizou que a colaboração entre os Rotary Clubs, Rotaract e Interact foi essencial para o sucesso das atividades, motivando todos a se engajarem nessa mudança positiva.
Segundo Carla “entre as várias atividades realizadas, destacaram-se ações de limpeza ambiental em pontos estratégicos da cidade, como a Avenida Getúlio Vargas, o Parque Natural Municipal Freymund Germer e o Jardim Botânico. Além disso, atividades de limpeza solidária e mental envolveram doações de roupas e móveis, bem como práticas voltadas à limpeza mental, a partir de uma atividade designada de dança circular. Essa abordagem de limpeza mental busca “esvaziar” a mente, relaxar e promover o autoconhecimento, ajudando a prevenir quadros de depressão”.
Também foram repassadas informações sobre os diversos tipos de limpezas, com destaque para a limpeza digital que foca os cuidados e o armazenamento adequado de fotos, e-mails e vídeos, além de discutir a quantidade de materiais digitais que ficam armazenados nas nuvens. “Os resultados dessas ações coletivas reafirmaram o impacto positivo da colaboração e da participação cidadã, fortalecendo a mensagem de que, com pequenos gestos, é possível transformar o mundo em um lugar melhor para todos. Além das limpezas ambientais, a Secretaria da Saúde também promoveu ações voltadas à limpeza mental”, observa Carla.
Para finalizar a organização agradece e parabeniza todos que se envolveram nessa ação mundial. “Esperamos que no próximo ano tenhamos ainda mais pessoas engajadas, mas com uma quantidade menor de resíduos. Somos corresponsáveis pela nossa qualidade de vida, e cuidar da nossa mente, do nosso corpo e do nosso ambiente é uma responsabilidade coletiva. Lembramos que, em Timbó, a coleta de resíduos recicláveis ocorre semanalmente, e a coleta de rejeitos é feita duas vezes por semana. Para volumes maiores, como sofás, geladeiras e fogões, basta agendar uma data com o Samae, que realiza a coleta desses materiais de forma gratuita pelo telefone número: 3380-7532”.