19.6 C
Timbó
segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Tangefest contou com um público superior a 20 mil pessoas

Data:

Tangefest contou com um público superior a 20 mil pessoas
EVENTO: Festa contemplou público com atrações e shows nacionais das bandas Nechivile e João Neto …

Cleiton Baumann

CLARICE DARONCO/JMV

APIÚNA – A cidade de Apiúna esteve em festa nos últimos quatro dias, quando foi realizada a 14ª edição da Tangefest. A expectativa da Comissão Central Organizadora era que circulassem pelos pavilhões da Festa mais de 20 mil pessoas. De acordo com a secretária de Turismo, Solange Hoffmann, somente na abertura do evento, dia 18 de junho, marcou presença um público superior a três mil pessoas, que aproveitou a noite para se divertir ao som da Banda do Barril.
A secretária afirma estar muito feliz por sentir o crescimento da Tangefest e saber da importância da caracterização da festa para o município. “Mudou muito a visão sobre a festa”. Já na sexta-feira, dia 19, foram realizadas diversas apresentações culturais, Tenda Tangerina Eletrônica, Banda Legal e o sucesso da noite, o show nacional com a Banda Nechivile.
O sábado foi dia de Tarde Dançante da Melhor Idade, seguida de apresentações culturais, no palco da Praça de Alimentação. A noite teve o baile do Musical San Francisco até as zero hora, quando entrou no palco a dupla de sertanejo universitário João Neto e Frederico.
O último dia de festa, 21, teve início com o desfile folclórico, quando as escolas e entidades municipais mostraram um pouco da cultura apiunense. Logo após foram realizadas apresentações culturais e a apresentação da Banda Anonimato. No final da tarde a dupla Edu e Evandro animou o público até as 22h, quando a festa foi encerrada com o show nacional de Tchê Garotos.
Solange destacou que a festa esteve repleta de atrações para todas as idades e gostos. Os visitantes contaram ainda com ampla estrutura formada pelo pavilhão de shows, praça da alimentação, área de comercial com diversas lojas e um parque de diversões.

Livro de receitas à base de tangerina é lançado

Aconteceu na manhã de sexta-feira, dia 19, em Apiúna, integrando a programação da 14ª Tangefest, o lançamento do livro de receitas à base de tangerina. O livro é o resultado do “Concurso de Receitas à Base de Tangerina”, realizado durante a 13ª Tangefest, que contou com a participação das mulheres agricultoras que apresentaram suas receitas, e homenageia essas mulheres que dedicam seu dia a dia à produção de alimentos.
O concurso foi organizado pela Epagri e Prefeitura Municipal de Apiúna, através das Secretarias Municipais de Agricultura e de Turismo com o intuito de promover o aproveitamento da tangerina na culinária tradicional. O livro contém 12 receitas, desde arroz com suco de tangerina, biscoito, bolo, brigadeiros, cuca, geléia, musse, pavê, pudim, torta e trufas e mais quatro receitas de bebidas com tangerina como batidas, coquetel e licor.
As receitas que foram apresentadas no Concurso de Receita à Base de Tangerina foram analisadas pelos jurados e já fazem parte do cardápio de diversas famílias apiunenses. O idealizador do livro – extensionista da Epagri de Apiúna – Altino Jacinto, afirma que por Apiúna ser um dos municípios que mais cultiva tangerina no Vale do Itajaí, as frutas melhores são comercializadas in natura e, as demais, que são menores, podem vir a ser aproveitadas na alimentação da família ou para o incremento da renda familiar, através da sua incorporação em pratos saborosos que podem ser consumidos e comercializados, assim as famílias produtoras poderão aproveitar toda a produção de tangerina.

- Publicidade -

 

Geleia de tangerina vence o 2º Concurso de Receitas


Seis pratos saborosos à base de tangerina foram o desafio dos três jurados para escolherem o melhor. O “2º Concurso de Receitas à base de Tangerina” que aconteceu na sexta-feira, dia 19 de junho, integrando a programação da 14ª Tangefest contou com a presença de seis receitas à base de tangerina: torta alemã, bolo, rocambole, geleia, pudim e bolo de boleira.
Os jurados, Edina das Graças Arruda – gerente da Educação da 14ª Secretaria de Desenvolvimento Regional – SDR de Ibirama, Fernando Correia – coordenador do curso de Gastronomia da Uniasselvi de Blumenau e Gelso Marchioro – pesquisador e professor da UnoChapecó, tiveram a difícil tarefa de experimentar cada prato e dar nota de 5 a 10 aos seguintes critérios: sabor, textura, decoração e criatividade.
Após cada participante apresentar seu prato, os jurados fizeram a degustação e escolheram, com 8,92 pontos, a geleia de tangerina do produtor Flavio Bazzanella, como o melhor prato do Concurso. Em segundo lugar, com 8,83 pontos, ficou o pudim estrelado de Isaura de Freitas e, em terceiro lugar, com 8,79 pontos, foi escolhida a receita de rocambole da apiunense Lilian Mazureh.
As receitas participantes deste concurso serão arquivadas e juntas com as receitas da terceira edição em 2010 farão parte do 2º Livro de Receitas à Base de Tangerina. Para secretária de Turismo de Apiúna, Solange Hofmann, o concurso tem como importância o fato de focalizar a produção de tangerina e o que fazer com a fruta, além da sua venda in natura. “A nova alternativa de aproveitamento da fruta abre novas possibilidades para que o pequeno produtor possa se manter na sua propriedade”, destaca a secretária.

 

Seminário de Citricultura discute viabilidade da produção
 
Citricultura Orgânica e Agricultura Familiar foram as duas palestras que marcarão o 2º Seminário de Citricultura. O evento, que aconteceu no dia 19 de junho, na Sociedade Esportiva e Recreativa de Apiúna, integrou a programação da 14ª Festa da Tangerina – Tangefest que estavam em andamento no município. As palestras foram coordenadas pelo gerente regional da Epagri de Ibirama e Rio do Sul, Paulo Arruda que afirmou que estes eventos têm por objetivo debater os aspectos técnicos da cultura de cítrus.
A primeira palestra foi apresentada por Gelso Marchioro, especialista em fruticultura e professor universitário em Chapecó, que falou sobre Citricultura Orgânica, sua produção, colheita e comercialização. Gelso afirmou que a produção de citrus, tanto laranja como tangerina são viáveis e representam uma boa renda familiar. “A laranja hoje está sendo comercializada a R$ 150,00 a tonelada. Uma área produz cerca de 40 toneladas o que representa R$ 6 mil sendo que o custo da produção não é superior a 40% do total comercializado”, frisa o palestrante.
À tarde, na continuação do Seminário, o professor Ainor Lotério falou sobre Agricultura Familiar e Agribussines. O Seminário de Citricultura integrou a programação do Dia da Agricultura, evento promovido pela Prefeitura de Apiúna, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, Epagri, Microbacias 2, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar e Secretaria Regional de Ibirama.

[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui