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sábado, 7 de setembro de 2024

Reativação da Maria Fumaça revive os tempos da Estrada de Ferro

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Reativação da Maria Fumaça revive os tempos da Estrada de Ferro
TURISMO: Um trecho de 3,2 quilômetros da Estrada de Ferro Santa Catarina foi restaurado e dá iníc …

CLARICE DARONCO e JOSÉ REINOLDO ROSENBROCK/JMV

APIÚNA – Recordar os tempos dos trens tracionados e movidos a vapor. Esse foi o motivo que levou um grande número de pessoas até a localidade da Subida, município de Apiúna, no domingo dia 14 de março. O primeiro apito da locomotiva soou no ouvido dos passageiros por volta das 10h15min de domingo, e seguiu por 3,2 quilômetros da extinta Estrada de Ferro Santa Catarina, agora denominada ferrovia das Bromélias – Tremtur que, no futuro, deve atingir as antigas estações de Atafona-Riachuelo – Lontras e Matador-Rio do Sul. Este primeiro trecho foi uma conquista da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF revela o tesoureiro da entidade, Luiz Carlos Henkels. Ele explica que a ABPF também possui trens turísticos em Rio Negrinho – Piratuba e Tubarão.

Henkels destaca que o projeto faz parte da contrapartida ambiental da Usina Salto Pilão, que investiu R$ 1,7 milhão, com o respaldo de R$ 600 mil da prefeitura. O Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) cedeu 26 quilômetros de trilhos. A ideia é reconstruir até o Alto Vale, num total de 28 quilômetros.
Luiz adianta que neste primeiro momento, serão realizados passeios em todo segundo domingo de cada mês, sendo que o próximo vai acontecer dia 11 de abril, sempre a partir das 10h da manhã, com a saída próxima a antiga Estação de Subida, que já foi entroncamento ferroviário. A rota do passeio de Maria Fumaça segue pela serra, por dentro da mata Atlântica, terminando próximo ao setor de controle da Usina Hidrelétrica Salto Pilão, empresa que juntamente com a prefeitura de Apiúna colaborou e continuará colaborando para a conclusão do projeto. Para o transporte de passageiros, estão sendo usados dois vagões e uma máquina que produz vapor a partir da queima da lenha, principalmente eucalipto.
Apesar da chuva fraca que caía no trecho da Ferrovia das Bromélias, a presença do público foi grande. A primeira viagem que marcou o retorno da Maria Fumaça contou com a presença de mais de 80 pessoas, entre elas a senadora Ideli Salvatti (PT) e seu marido; o prefeito de Apiúna, Jamir Schmidt (PMDB) e esposa, além de membros da ABPF, Tremtur e incentivadores do projeto. Com todos sentados, Luiz Carlos Henkels deu as boas-vindas, explicou normas de segurança, detalhes do passeio e um pouco da história da ferrovia. Um leve tranco inicial e o trem se movimentou. Os passageiros que sentiram-se emocionados com esse toque do passado, de forma espontânea, quase como crianças, aplaudiram a velha locomotiva que estreava.
Os visitantes tiveram a oportunidade, ao longo dos 3,2 quilômetros, de admirar a paisagem na janela, que passava da total escuridão de um pequeno túnel para a ampla visão de fazendas e montanhas do Vale, além das instalações da Usina Salto Pilão.

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Retorno é marcado pela emoção
Um dos mais emocionados na viagem era Germano Purhagen, que durante cinco anos e meio esteve à frente da recuperação da máquina a vapor, que tracionava os vagões no retorno do trem. Quando do apito iniciando a viagem, ele ficou alguns momentos certamente recordando das suas viagens à Europa e Estados Unidos onde encontrou diversos trens a vapor ainda com finalidade turística atuando. Aqui é diferente, pois o antigo caminho de ferro tem que ser totalmente reconstruído, já que com a parada da EFSC muitos terrenos foram ocupados por particulares, mas ele acredita que todos irão colaborar, pensando no movimento econômico que a iniciativa trará para o turismo que será benéfico para os municípios e principalmente para a comunidade de Subida.

– Onde fica: os bilhetes devem ser comprados na Praça Central de Subida, um quilômetro distante da BR-470 pela Estrada Geral da localidade, que fica no Km 117 da rodovia federal
– Preço: o ingresso custa R$ 15. Crianças com menos de cinco anos não pagam
– Quando: Todo segundo domingo do mês, das 10h às 17h. São oito saídas
– Duração: a viagem de ida e volta pelos 3,2 quilômetros de trilhos leva cerca de 40 minutos.

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