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sábado, 7 de setembro de 2024

Teatro Grego no Colégio São Paulo

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Teatro Grego no Colégio São Paulo
Projeto de Oratória do Ensino Médio apresenta a peça teatral Medéia que envolveu mais de 60 pess …

Clarice Graupe Daronco / JMV

Foto: FOTOS/ MARCONDES AURÉLIO

ASCURRA – Mais de 60 pessoas foram envolvidas na produção e apresentação da peça teatral Medéia, que foi apresentada no Teatro do Colégio São Paulo, de Ascurra. Segundo informações da direção do Colégio, através da Assessoria de Imprensa, a peça que remete à Grécia Antiga nos tempos das grandes tragédias, foi apresentada na noite de 29 de junho, e faz parte do Projeto de Oratória do Ensino Médio. “Seu autor é Eurípides e data de 413 a.C. Esse autor é um ícone lírico que fez com que se tornasse o primeiro psicólogo na dramaturgia, sendo considerado o filósofo do teatro”, observa o coordenador do Projeto de Oratória do Colégio São Paulo, professor e mestre, João Jesus de Paula.
Segundo ele, a Medéia enfatiza a alma feminina frente a falta de consideração social para com a mulher da época. “É, na realidade, uma extensão dos complexos de Édipo e Electra, que avança numa relação de marido e mulher que se vingam um do outro por meio dos filhos. É uma obra que sugere trabalhos pertinentes no campo da psiquiatria, filosofia e psicologia. A traição sofrida por Medéia por meio de seu marido Jasão resulta no assassinato de seus dois filhos, cometido por ela. Tem no coro uma fala insistente por onde perfilam as falas dos personagens que se expressam por meio da dor de Medéia, colocando todos próximos de um estado de loucura”.
De acordo com relatos da direção e do professor envolvido, para enfatizar o estado emocional da personagem, 12 alunas do 3º ano do Ensino Médio do Colégio São Paulo deram vida à Medéia, num misto de paixão, bipolaridade e esquizofrenia. “Com todos os trabalhos de palco, bastidores, cenários, sonoplastia, divulgação, costureiras, maquiadores, direção e orientação foram envolvidas mais de 60 pessoas, sendo que no coro e palco atuaram os alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, como participação no Projeto de Oratória, desenvolvido pela escola”, destaca a nota encaminhada pela Assessoria de Imprensa do Colégio ao ser questionado pela redação do JMV.
A assessoria de Imprensa informa ainda que o cenário foi produzido pela equipe de direção e orientação do Colégio, funcionários e alunos, numa abordagem fiel aos costumes de época. “O drama ocorreu no pórtico do palácio, pois na tragédia grega os assassinatos nunca ocorrem visivelmente e os personagens são expostos depois do ocorrido. Na mesma linhagem trabalharam-se os figurinos por meio de pesquisa e fidelidade ao estilo da época. Pais, familiares, amigos e comunidade compareceram para prestigiar o espetáculo apresentado pelos alunos que, ao final da peça, foram aplaudidos de pé pelos presentes”, destaca João Jesus de Paula.
Após a apresentação, em entrevista à redação do JMV, João Jesus de Paula explicou que o objetivo do Projeto de Oratória é desenvolver as habilidades da arte de falar bem em público, por meio da poesia do teatro e do discurso, pois junto a todos os avanços construtivos e interpretativos que a educação disponibiliza na atualidade, a arte da boa expressão por meio da fala será sempre um marco para os que buscam qualidade para seus investimentos profissionais e pessoais. “Trata-se portanto, de um trabalho que fortalece os mecanismos de onde podem originar-se aprendizado por meio da criatividade coletiva, não se esquecendo que nessa criatividade inclui-se o domínio, o equilíbrio e a organização das nossas emoções, pois o teatro não se resume em apenas decorar, aliás hoje esse é um termo absoleto, hoje devemos nos preocupar com o domínio do texto, a sua assimilação, para que no caso de mudança na fala não percamos o sentido e concordância do mesmo”, afirma ele.

 

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