19.5 C
Timbó
sábado, 7 de setembro de 2024

Um roteiro surpreendente e encantador

Data:

Um roteiro surpreendente e encantador

Janaina Possamai/ JMV

Foto: FOTOS/ NONA ROSINA C&C/DIVULGAÇÃO

 

ASCURRA – Sabe aquele destino ao mesmo tempo tranquilo e desafiador que está em sua lista de desejos há muito tempo? Pois você pode encontrá-lo em Ascurra, no Parque Ecológico de Aventuras Serra da Leoa. Inaugurado no dia 21 de janeiro, já atraiu o interesse de muitos amantes de aventuras e apreciadores de belas paisagens.
A gama de atividades que podem ser realizadas no parque é bastante extensa, desde percursos realizados com veículo próprio, a pé ou passeios exclusivos com o auxílio de um guia.

- Publicidade -

 

Andréia Fabiana Possamai, administradora do empreendimento conta que há muitos anos a família já falava em explorar a propriedade para o turismo, mas como a função principal da Fazenda Cristal sempre foi o reflorestamento de Pinus, essa ideia foi deixada de lado inúmeras vezes. “Em 2014 comecei a pensar em como poderia combinar o turismo sem mexer nesta função e realmente explorar de forma segura a Serra da Leoa, nome que ficou conhecida a propriedade por conta da Pedra da Leoa, que é o mirante onde se encontra a rampa de voo livre construída na década de 90. No final de 2015 tomei coragem, pedi demissão na empresa na qual trabalhava como gerente de importação há quase seis anos, e me mudei do litoral de volta para a minha terra natal”. Primeiro Andreia focou no início do Nona Rosina Cama & Café, uma pousada no centro da cidade de Ascurra, que seria o ponto de apoio para as atividades na Serra da Leoa. Ela explica que o controle na entrada e saída será para tentar amenizar os impactos do homem na natureza. Do valor cobrado pelo ingresso, metade é destinado ao seguro turístico contratado para cada visitante que dá cobertura em caso de acidente dentro ou fora da propriedade e o restante será direcionado para manter as dependências de uso dos turistas e para o salário e encargos trabalhistas do zelador que fica no portão de entrada.

 

Iniciativas como esta promovida em Ascurra estão se espalhando pelo Vale do Itajaí, o que gera empregos e movimenta a economia das cidades. “Uma das válvulas de escape das pessoas para aliviar o estresse é viajar. Como anda tudo muito caro, as pessoas estão cada vez mais optando por viajar dentro do país e buscando mais e mais o turismo rural e de aventura para também tentar fugir dos grandes centros turísticos, onde tudo é supervalorizado. Acredito que não somente as minhas iniciativas, mas também as de outros empreendedores da cidade trarão bons resultados para o município e a nova administração da Prefeitura já se mostrou muito disposta a desenvolver o turismo por aqui”. A administradora do parque revela que a satisfação por iniciar as atividades de fato vai muito além de questões financeiras e organizacionais. “Quando vejo algum dos meus hóspedes andando pela cidade, conhecendo, comprando e se envolvendo com as pessoas e o lugar, sinto muito alegria. É muito gratificante ver que apesar de sermos uma cidade pequena, temos muito a oferecer para quem vem de fora e principalmente para quem foge da loucura e estresses da cidade grande. Nós temos um dos melhores índices de qualidade de vida, estamos cercados de natureza, história e cultura. Além de tudo isso, estamos muito bem localizados, o que é ótimo para o turista que quer conhecer o Vale Europeu e depois partir para as serras ou o litoral Catarinenses”.

 

O Nona Rosina Cama & Café é uma pousada com hospedagem familiar que foi adaptada em um casarão construído na década de 50, localizada no Centro de Ascurra e inserida no Circuito do Vale Europeu.
A cidade está aos pés da Serra do Mar que na região também é conhecida como Serra da Leoa e nela situa-se a Fazenda Cristal, propriedade parceira do Nona Rosina C&C no turismo rural e de aventura. 
A pousada leva o nome de Nona Rosina em homenagem à avó da proprietária que foi a matriarca da família Possamai, Dona Rosina Felippi Possamai. 
Figura conhecida e muito querida dos habitantes da cidade foi duas vezes primeira dama do município e teve participação ativa no comércio da cidade à frente do antigo Secos e Molhados da família, que funcionou durante 60 anos e atendia a região do Médio Vale do Itajaí. Mulher de espírito forte e empreendedor, teve cinco filhos que também são homenageados, emprestando seus nomes às suítes da pousada.
“Fugir da cidade grande e não deixar a casa da família virar mais um casarão abandonado em Ascurra foram meus objetivos. Abrir a casa para receber turistas e também pessoas que estão de passagem ou a trabalho na cidade foi a forma que encontrei para fazer isso acontecer. Sempre que minha mãe vem me visitar, sinto que ela se orgulha de ver como a casa dela está hoje. Ainda falta muita coisa, como pintura externa e outras melhorias, mas devagar eu chego lá”, finaliza Andréia. 

 

Para desfrutar dos passeios é necessário preencher um cadastro por meio do site encontrado na Fanpage do Nona Rosina C e C. Em seguida, no dia do passeio, é necessário passar na pousada para adquirir a pulseirinha de entrada para visitação. Andréia explica que um dos grandes problemas enfrentados no local era a invasão da propriedade por pessoas que queriam ir até o mirante e cachoeiras e outras que invadiam para praticar trilhas com veículos motorizados e que acabavam estragando as estradas da propriedade. Mas a invasão mais difícil de combater é a dos caçadores. “Para tentar amenizar estas situações iniciamos o controle de entrada e assim, todos que visitam a fazenda tem que se cadastrar no nosso sistema (uma vez apenas) e comprar o ingresso de entrada toda vez que quiserem visitar o local, nesse valor a pessoa está também contratando um seguro pessoal, é obrigatório adquirir o seguro”. É possível conseguir todas as informações sobre valores e agendamentos através do telefone 47 99911-1952 e do e-mail [email protected]. 

 

Com mais de 900 metros de altitude, a Serra da Leoa é uma montanha repleta de belezas naturais às margens das cidades de Ascurra e Rodeio. Lá são encontradas cachoeiras, riachos, lagoas, trilhas ecológicas para a prática de cicloturismo, caminhadas, mountain bike, trekking, rampa de asa-delta (quadrante leste), vista panorâmica do Vale Europeu e uma vasta natureza.

 

Na Serra da Leoa está a famosa Cruz de Pedra que é uma fratura geológica formada a partir da movimentação das placas tectônicas na era da Gondwana, formação continental anterior à Pangeia.
A fratura tem aproximadamente 2 a 4 m de largura, 300 de comprimento e 25 a 40 m de altura. Para se chegar até ela é preciso caminhar por uma trilha de 4 km em meio a Mata Atlântica. O percurso ida e volta leva em média 4hs dependendo do ritmo do grupo.

 

 

 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui