Alunos de Indaial se preparam para a Olimpíada de Língua Portuguesa
EDUCAÇÃO: Estudantes já podem se inscrever para a segunda edição, cujo prazo prossegue até 14 …

INDAIAL – Uma oportunidade de mostrar conhecimento no idioma que pratica. Este é o principal motivo que está mobilizando, tanto os professores como seus alunos da rede municipal de ensino em Indaial, que encerraram recentemente, uma formação especial, buscando participar da 2ª Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, no gênero “Memórias literárias”, edição 2010. O evento é promovido pelo Ministério da Educação – MEC e pela Fundação Itaú Social, e as inscrições podem ser realizadas no site www.cenpec.org.br, até o próximo dia 14 de maio.
Em Indaial, durante a formação especial, os professores de língua portuguesa da rede municipal puderam viajar na lembrança das histórias vividas pela entrevistada Mariana Petters. Nos encontros, foram realizados estudos e algumas oficinas envolvendo os materiais da Olimpíada, que apoiam os professores nos desafios do dia-a-dia, e apresentam alternativas para serem trabalhados os gêneros textuais em sala de aula, não como modismo, mas considerando a Língua Portuguesa como atividade humana e com função social, garantindo a qualidade na “aula diferente”.
Segundo a professora Giovanne Hoebes Nicolletti é preciso assegurar a todos os alunos os saberes linguísticos necessários para o exercício da cidadania, porque uma vida digna em sociedade, pressupõe o domínio das competências de escrita, leitura, oralidade e reflexão sobre a língua falada ou escrita. “A sequência didática apresentada no programa é um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas etapa por etapa, e que permite que os alunos cheguem gradualmente ao domínio de determinado conteúdo ou competência, o que vem de encontro a proposta pedagógica da Secretaria de Educação de Indaial”, descreve Giovanne.
Olimpíada busca aprimorar o ensino da escrita
O objetivo principal da Olimpíada de Língua Portuguesa é contribuir para a ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da escrita. “Uma das estratégias utilizadas na olimpíada é a realização de um concurso de produção de textos que premia poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião elaborados por alunos de escolas públicas de todo o país”, diz Vilma Lages, coordenadora estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa.
A primeira edição, realizada em 2008, alcançou seis milhões de alunos. Este ano, o concurso pretende alcançar 80 mil escolas e receber inscrições de nove milhões de alunos. “Os 500 melhores alunos da fase estadual serão premiados com medalhas e livros e os 152 finalistas, com medalhas e aparelhos de som”, informa Vilma. Os 20 vencedores da etapa nacional ganharão computadores e impressoras.
Para todas as categorias, o tema é “O lugar onde vivo”. Os estudantes matriculados na 8ª série do Ensino Fundamental e na 1ª série do Ensino Médio concorrerão com textos do gênero crônico; 4ª e 5ª séries participarão com gênero poema; 6ª e 7ª séries, gênero memórias literárias e 2ª e 3ª séries do Ensino Médio com artigos de opinião.






