Alunos do Leopoldo Simão trabalham projeto sobre escrita
EDUCAÇÃO: Turma do 2º ano visita o Jornal do Médio Vale e sanam dúvidas sobre a produção jorn …
CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL – Perguntar, questionar, ser curioso e querer saber sempre mais. Esta foi a missão de um grupo formado por 51 alunos, de sete a oito anos, da Escola Básica Municipal Leopoldo Simão, de Indaial, ao visitar as dependências do Jornal do Médio Vale, na tarde de terça-feira, dia 3 de agosto.
O grupo, que esteve acompanhado pelas professoras: Sueli Linhares, Rosali França e Joice Withoeft, também fizeram uma participação especial no Programa do JMVTV, a TV por internet, um novo canal de comunicação do Jornal do Médio Vale.
Segundo a professora Sueli, a visita é o resultado do projeto A Escrita: Da caverna ao jornal, que está sendo trabalhado com as turmas do 2º ano matutino e vespertino. Sueli conta que a proposta é tornar o processo de alfabetização significativo para as crianças, possibilitando a compreensão da evolução da escrita.
Sueli explica que a vida, hoje, se organiza em torno da escrita, por isso é fundamental que as crianças conheçam a história em que esta linguagem foi criada, o momento histórico e o objetivo que levou o homem a inventar uma nova forma de comunicação. Assim, com o uso dos recursos tecnológicos, num primeiro momento foram apresentadas às crianças diferentes formas de comunicação que se encontram na sociedade atual: símbolos, sinais gráficos, letras que contém textos, placas de trânsito e muitos outdoors que estão instalados pelas ruas, onde são usadas as letras para transmitir as mais variadas informações, despertando assim a curiosidade de como seria se não existissem as letras.
A professora explica que logo em seguida, por meio de imagens, foi apresentada aos alunos a história do homem das cavernas e sua maneira de se comunicar, contando através de desenhos suas aventuras diárias. As crianças até mesmo tentaram se comunicar com colegas da sala enviando-lhes bilhetes desenhados. Mas no momento em que o colega apresentou de sua maneira o que entendeu, percebeu-se como era difícil esta comunicação, pois levava a várias interpretações. Para compreenderem a função e o funcionamento da escrita, ressalta




