Bombeiros de Indaial e região se mobilizam para missão no Haiti
VOLUNTARIADO: Unidade Arcanjo, formada por sete bombeiros voluntários, deve decolar ainda hoje para …
Cleiton Baumann
TATIANA MILANI/JMV
[email protected]
INDAIAL – Se as condições climáticas para pouso em terras haitianas forem favoráveis, e nenhuma epidemia for decretada de última hora, na manhã de hoje, dia 26 de janeiro, uma equipe formada por sete bombeiros voluntários da região estará partindo rumo a missão de resgate no Haiti, país recentemente devastado por um terremoto de grande periculosidade. Apesar de a Organização das Nações Unidas – ONU ter decretado oficialmente o fim das buscas a seres humanos, há muito trabalho de reconstrução e atendimento às vítimas, que ainda carece de trabalho voluntário.
Diante da real situação em que vive o Haiti hoje, e por acreditarem estar preparados para atuação em situações deste gênero, cinco Bombeiros Voluntários de Indaial, juntamente com um Bombeiro Voluntário de Ibirama e outro de Jaraguá do Sul, compondo a Unidade Arcanjo, vão se deslocar até o Haiti, onde devem permanecer durante 15 a 20 dias, para auxiliar nas atividades emergenciais, já que são treinados e equipados para atuação em situações de desastres, catástrofes, entre outros.
“Como mobilização, resolvemos nos oferecer para auxiliar às vítimas do Haiti, mas ainda não poderemos garantir o embarque, já que o país vem sofrendo constantes terremotos e não sabemos se haverá condições adequadas de pouso, mas estamos prontos e a postos, com as passagens e passaportes em dia, tudo para contribuir com os militares brasileiros no resgate às vítimas”, explica o comandante dos Bombeiros Voluntários de Indaial e coordenador da Unidade Arcanjo, Evandro Vinotti.
Ele explica que a Unidade Arcanjo trata-se de um grupo de operações especiais do Corpo de Bombeiros que vem treinando e se equipando há vários anos para atuar em situações como a vivida pela população de Porto Príncipe, no Haiti, cidade em que o grupo irá atuar durante este período. “Nossa ida ao Haiti é fruto de uma parceria firmada com a ONG Viva Rio, que tem sede na cidade de Porto Príncipe, pois eles estão custeando nossas passagens para o Haiti. A ONG, inclusive, já realizava trabalhos de ajuda humanitária no país antes do trágico terremoto que destruiu a cidade”, comenta Vinotti.
O comandante relembra que a mesma equipe que atuará no Haiti também esteve envolvida na catástrofe de novembro de 2008, quando esteve atuando no resgate de pessoas vivas, localização e remoção de diversos corpos na região, principalmente no Morro do Baú, entre Gaspar e Ilhota. “Este auxílio será de fundamental importância para todas as vítimas do terremoto e esperamos contribuir com nossa experiência e equipamentos, pois partiremos em missão de resgate, já que neste momento, toda a ajuda está sendo bem-vinda”, finaliza Vinotti. Durante este período, o comando do Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial ficará sob responsabilidade do subcomandante Edson Berri.




