Convênio garantirá destino correto dos resíduos industriais em Indaial
SOLUÇÃO: Empresários indaialenses poderão encaminhar seus dejetos a um aterro em Blumenau, contr …
Cleiton Baumann
TATIANA MILANI/JMV
[email protected]
INDAIAL – Cerca de 30 pessoas, entre micro e pequenos empresários, lojistas e demais interessados em saber qual será a forma correta destinada, a partir de agora, para o recolhimento de resíduos industriais, participaram na noite de quarta-feira, dia 10 de fevereiro, de um evento que buscou formalizar a nova medida adotada. Neste dia, na sede da Associação das Micro e Pequenas Empresas – Ampe de Indaial e Timbó, foi apresentado o convênio firmado entre a Ampe, Associação Empresarial de Indaial – Acidi, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL e Secretarias de Saneamento e Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Indaial, com as empresas Trans Entulho (parte logística) e Momento Engenharia Ambiental (aterro industrial), a fim de dar um destino correto ao lixo industrial produzido na cidade.
Na primeira parte da reunião, a relações públicas da empresa Momento Engenharia Ambiental, Rosângela Müller, fez uma rápida apresentação sobre o trabalho e missão da empresa, cuja sede fica situada na Vila Itoupava, em Blumenau, compreendendo uma área total de 400 mil metros quadrados, sendo desta, 180 mil metros quadrados de área licenciada. “Nossa empresa é especializada no tratamento e disposição final de resíduos industriais, sendo responsável pelo Aterro Industrial e Sanitário de Blumenau – AISB, e tem totais condições de receber os dejetos industriais produzidos pelas empresas indaialenses, por isso nossa parceria com as entidades de Indaial”, destaca Rosângela.
Ela informou ainda que a empresa possui certificação ambiental e uma área com cerca de 25 anos de vida útil para acomodar resíduos produzidos em Blumenau, região e outros municípios catarinenses que tiverem a mesma necessidade. “Este empreendimento recebeu investimentos iniciais de R$ 6 milhões e veio para suprir uma necessidade encontrada nas indústrias de Blumenau e região, justamente porque são responsáveis pelo destino correto destes resíduos, e nosso aterro atende a esta solicitação”, acrescenta.
Já para o diretor executivo da Ampe de Indaial e Timbó, Cleones Schroeder, este convênio com as empresas Trans Entulho, de Indaial, e a Momento Engenharia Ambiental, de Blumenau, veio solucionar um problema que se arrastava desde novembro de 2009, quando o aterro sanitário de Timbó passou a não mais aceitar o lixo industrial em suas instalações. “Criamos uma alternativa provisória, mas agora chegamos a uma solução definitiva, onde as empresas de Indaial pagarão apenas R$ 0,32 o quilo do resíduo industrial, sendo que não terão que se preocupar com o transporte deste material até o aterro em Blumenau, pois ele será feito pela empresa Trans Entulho, e o melhor, tudo dentro deste preço por quilo”, comenta Schroeder.
Após a explanação sobre o aterro industrial, os empresários puderam conferir os detalhes deste convênio, quando além de sanarem suas dúvidas, puderam dar sugestões e críticas sobre o assunto, que terminou em um agradável coquetel, servido ao público presente. “Ainda não sei o que vou fazer com o resíduo têxtil que produzo mensalmente, ao costurar em minha facção, cerca de 30 mil peças ao mês. Mas vim a este encontro para ouvir a proposta da empresa, e agora vou analisar a situação, pois espero que a empresa com a qual trabalho, me ajude a dar um destino correto ao lixo que produzimos”, comenta a faccionista Iolanda França. Para quem tiver interesse em solicitar a coleta dos resíduos, basta entrar em contato com a Ampe, pelo telefone (47) 3333-6538.




