sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026
24.7 C
Timbó
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

Crianças são o destaque do Desfile Natalino em Indaial

Data:

Crianças são o destaque do Desfile Natalino em Indaial
Praça João Hennings ficou tomada pela comunidade que acompanhou a abertura da programação de Nat …

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

Foto: fotos: BETO/FOTOREX

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV
[email protected]

INDAIAL – Alegria, música, luzes coloridas, o pelotão das escolas e chegada do Papai Noel foram o destaque da abertura da 19ª edição do Natal em Indaial, na noite de sexta-feira, dia 7 de dezembro. O Desfile Noel foi o ponto alto da programação, que contou ainda com um magnífico show de fogos de artifício que encantaram a multidão presente na Avenida Getúlio Vargas. A abertura oficial aconteceu na praça João Hennings Filho, em frente à Prefeitura, que ficou completamente lotada de famílias indaialenses e da região. O evento contou com a apresentação da Orquestra Municipal que teve no repertório lindas canções natalinas.
Nos pronunciamentos das autoridades, o prefeito de Indaial, Sérgio Almir dos Santos (Serginho), frisou a importância do significado do Natal para todas as famílias, desejando a todos muita paz e amor nos corações e ressaltou que o espírito natalino deve estar durante todos os dias de 2013, no coração do seu povo. “O Natal em Indaial está em sua 19ª edição, promovendo a arte e a cultura, incentivando o espírito natalino e proporcionando a integração da comunidade através do leque de programação organizada especialmente para o evento”, destacou Serginho ao convidar a comunidade para prestigiar todos os eventos que acontecerão até o dia 22 de dezembro.
A diretora executiva da FIC, Siegrid Wanser Ribeiro afirmou que o objetivo da Fundação ao promover o Natal Cultural em Indaial é o de propiciar momentos de reflexão e acesso à arte e a cultura e resgatar através dos natais nas tradições, atividades e lendas natalinas desenvolvidas nos países formadores deste município. “Com a vasta programação montada, especialmente para a comunidade indaialense, queremos renovar o espírito natalino e divulgar a cidade de Indaial como ponto de visitação turística”, ressaltou Siegrid.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Rafael Thorner, em seu pronunciamento frisou que Indaial está em clima de Natal. “As principais praças, postes e pontes receberam uma decoração natalina totalmente nova, reservando diversas surpresas aos indaialenses e comunidade visitante”, ressaltou ele ao afirmar que a partir dessa noite até o dia 22 de dezembro, a população poderá perceber o encanto de Natal que tomou conta da cidade de Indaial.
Durante a solenidade de abertura da programação natalina, além dos pronunciamentos oficiais foi realizada a apresentação da Orquestra Municipal Werner Pabst, abertura da Casa do Papai Noel e Desfile Natalino e de Lanternas, finalizando com a chegada do Papai Noel. Na mesma data na Fundação Indaialense de Cultura, foi aberta a Feira de Artesanato e a Exposição Noel.
A programação natalina em Indaial, que vai além da decoração colorida é uma realização do Governo Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico/Turismo e apoio da Secretaria de Educação e Fundação Indaialense de Cultura (FIC), além de ter a parceria da CDL na iluminação da cidade, e o apoio de escolas, associações folclóricas, artesãos, igrejas, Sesc e Ammvi na programação cultural.
Uma das novidades desta edição do Natal em Indaial é a localização da Casa do Papai Noel, que está instalada na Praça da Prefeitura, e que foi aberta oficialmente na noite do dia 7 de dezembro. As crianças interessadas em visitar a casa do Papai Noel poderão fazê-lo até o dia 23 de dezembro, das 19h às 22 h.

ATRAÇÕES REALIZADAS
Seguindo a programação cultural, a FIC foi sede dia 8 de dezembro, do 16º Encontro Catarinense de Ternos de Reis, que teve por objetivo difundir a tradição Açoriana no município, resgatando e valorizando a tradição folclórica local e regional. O evento, que foi organizado pela Fundação e Associação Terno de Reis “Estrela do Oriente” de Indaial, contou com a presença de diversos grupos regionais e estaduais, tendo como destaque o Grupo Estrela do Oriente e o Grupo Pingo da Garoa, que estão em atividade na cidade de Indaial, mantendo viva a tradição açoriana.
Já no domingo, dia 9 de dezembro, aconteceu o show de Patinação Artística, com o tema: Brasil Multicultural. O evento que aconteceu no Ginásio Municipal de Esportes Sérgio Luiz Petters, foi uma promoção da Associação Cia. Artística de Patinagem e teve na coordenação e direção artística, Felipe Gonzaga.  

NATAL NAS IGREJAS
O Natal Nas Igrejas já é uma tradição no programa Natal em Indaial. É uma parceria com as igrejas cristãs e mais uma das ações de descentralização das atividades culturais natalinas, levando arte e cultura através de pequenos concertos com Orquestra de Câmara de Indaial e Coral da FIC, entre outros grupos musicais. As apresentações acontecem em diversas igrejas, divulgando a mensagem natalina.
A primeira apresentação aconteceu na manhã do dia 9 de dezembro, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro das Nações, com a Orquestra de Câmara de Indaial e o Coral da FIC. No dia 12, às 20h30min, a Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Carijós, receberá a Orquestra de Câmara de Indaial e o Coral da FIC e no mesmo dia e horário a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, no Centro, receberá a apresentação do Quarteto Vocal Som Plural, que é um grupo formado por professores de música atuantes no Departamento de Cultura do município de Gaspar. O grupo cantará um repertório Natalino com músicas tradicionais de quatro países: Alemanha, França, Estados Unidos e Brasil, e terá a participação do pianista de Blumenau, Hélder Cadore.
 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.