19.1 C
Timbó
sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Cultura alemã é vivenciada em Indaial

Data:

Cultura alemã é vivenciada em Indaial
Associação criada em 2012 busca por recursos para manter viva a tradição no município …

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

Foto: fotos: fic

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV
[email protected]

INDAIAL – Vivenciar e estimular a cultura alemã no município. Este é o objetivo da Associação da Cultura Alemã de Indaial “Bogen Brücke Volkstanzgruppe” que foi criada em 2012. A Associação também trabalha na busca de recursos para manter viva a tradição alemã em Indaial. De acordo com os integrantes da Associação, a cultura alemã teve destaque no município em junho de 1991, quando a Prefeitura, através da Fundação Indaialense de Cultura (FIC), na época coordenada pela professora, Apolônia Gastaldi Buzzi, buscou fomentar o folclore e reuniu jovens com idade média de 18 anos, criando o Grupo Folclórico Alemão.
Segundo informações do professor do grupo, Ingmar Ewald e da instrutora de Danças do Bogen Brücke Volkstanzgruppe, Cristina Radloff, no dia 21 de março de 2011, homenageando os 85 anos da Ponte dos Arcos, em ato solene, o Grupo foi batizado com o nome “Bogen Brücke Volkstanzgrupe”, que significa Grupo Folclórico Ponte de Arcos. “O principal objetivo da Associação é de cultivar e preservar a cultura alemã, envolvendo em especial a dança”, frisam os dois profissionais.
Ewald conta que os trajes dos integrantes do Grupo foram definidos partindo dos originais germânicos. As primeiras danças foram repassadas pelos convidados: Dorothea e Heinrich Schuette, ela nascida na Suíça e ele na Alemanha e residentes no Brasil. O grupo fez sua estreia no Festival de Folclore de Indaial, nos dias 21 e 22 de setembro de 1991. “Desde a sua fundação, o Grupo apresenta-se em festividades e eventos na cidade de Indaial e nas principais festas do Estado. Já marcou presença no Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e São Paulo. O Grupo está filiado à Associação Cultural Gramado e Associação dos Grupos Folclóricos do Médio Vale do Itajaí e é composto por aproximadamente 20 folcloristas jovens e adultos”, relata ele.

Histórico
Com o objetivo de divulgar o autêntico folclore alemão, foi fundado em 21 de junho de 1991, o Grupo Folclórico Alemão da FIC, agora denominado Bogen Brücke Volkstanzsgruppe, que no idioma alemão significa, “Grupo de Danças Folclóricas Ponte de Arcos”. Este nome foi dado ao grupo para homenagear um dos pontos turísticos da cidade de Indaial.
Os trajes usados pelo grupo representam os originais germânicos oriundos da Bavária, região Sul da Alemanha. As danças apresentadas são trazidas diretamente da Alemanha, por intermédio da Casa da Juventude de Gramado.
Participam do grupo pessoas com idade média entre 16 e 50 anos, todos empenhados em preservar a tradição alemã através da dança.

Atividades
O Grupo já iniciou o ano de 2013 apresentando-se na 30ª Festa Pomerana, em Pomerode; em março o grupo marcará presença no 8º Festival Folclórico de Indaial que acontecerá durante a 43ª Fimi; em abril o 3º Encontro Indaialense de Grupos Folclóricos terá a participação do Grupo e em junho a agenda do grupo está cheia: Festival Folclórico em Guabiruba; 9º Encontro Folclórico Cidade de Joinville e Evento dos 22 Anos do Grupo.
 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui