sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026
23.8 C
Timbó
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

Empresa Wanke trabalha na mudança de seu parque fabril

Data:

Empresa Wanke trabalha na mudança de seu parque fabril
ECONOMIA: Com previsão de deslocamento total até meados de 2011, empresa indaialense ampliará sua …

Cleiton Baumann

TATIANA MILANI/JMV
[email protected]

INDAIAL –
A empresa Wanke, de Indaial, está passando por um processo de mudança da sede, hoje situada em pleno Centro da cidade, local que impede sua expansão para novos investimentos. Para que esta transferência fosse possível, a Wanke adquiriu em outubro de 2009, uma área de 58 mil metros quadrados da antiga empresa paulista Macroplast Indústria e Comércio de Plásticos, que vão abrigar até meados de 2011, o parque fabril, centro de distribuição e área administrativa da empresa. A nova sede fica em um terreno às margens da rodovia BR-470, no atual distrito industrial de Indaial.
“Para esta mudança, vamos fazer um investimento total de R$ 10 milhões, retirando grande parte dos setores da empresa do Centro de Indaial, e colocando em uma área que fica às margens da BR-470, hoje principal ligação viária entre o Vale do Itajaí, o litoral catarinense, os portos de Itajaí e São Francisco do Sul, além da BR-101”, comenta o presidente e bisneto do fundador da empresa, Eduardo Wanke. Ele destaca que o novo local será estratégico e terá excelentes condições para os projetos de expansão da empresa.
Quanto a atual sede, situada na rua Marechal Floriano Peixoto, Centro de Indaial, comportará apenas a marcenaria para a fabricação das lavadoras tradicionais em madeira, pois a Wanke é hoje a única empresa do Brasil a manter a produção desse tipo de máquina semi-automática que chegou ao país no início do século 20, pelas mãos de imigrantes alemães.  “A principal razão para a mudança e o investimento em um novo parque fabril foi a saturação da área atual, já que a cidade cresceu ao redor da Wanke, fundada há 91 anos. A empresa é mais antiga que o município, que tem 75 anos. Portanto, tornou-se impraticável continuar crescendo em pleno Centro”, reforça Wanke.
Ele acrescenta que a mudança trará diversas vantagens logísticas para a empresa, assim como a redução de custos. Hoje, por exemplo, caminhões bi-trens não podem chegar à empresa porque as ruas não comportam o trânsito desse tipo de veículo. “Com a nova fábrica, tudo será diferente, já que podemos operar 24 horas, sem qualquer problema com o trânsito”, explica o diretor comercial, Rogério Ehart. Neste novo parque fabril, a fábrica e o departamento administrativo ocuparão três prédios, que juntos, somam 12,5 mil metros quadrados dos 58 mil metros quadrados de área, enquanto que no Centro, a empresa ocupa terrenos que totalizam 50 mil metros quadrados apenas.
Para finalizar, Ehart lembra que a mudança para o novo endereço será gradual, e deve levar até dois anos para ser concluída. “Mas acredito que até o fim deste ano, grande parte dos departamentos e linhas de produção já estará em novo endereço”, conclui. Os trabalhos de adequação do imóvel já começaram e devem prosseguir até o primeiro trimestre de 2010, quando a primeira parte da fábrica será transferida.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.