Escolhida mascote da ave símbolo de Indaial
O concurso promovido pela Associação Cultural e Desportiva da Uniasselvi e o Clube de Observadores …
Cleiton Baumann
INDAIAL – O concurso promovido pela Associação Cultural e Desportiva da Uniasselvi e o Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu (Coave) teve sua mascote da saíra-de-sete-cores escolhida. De autoria de Marcelo Muller, de Blumenau, a obra apresenta a ave em três situações. Agora, os desenhos serão encaminhados à Prefeitura de Indaial, como sugestão de uso oficial em materiais do município.
O concurso envolveu acadêmicos da instituição e estudantes das redes pública e estadual de Indaial. A proposta do concurso, de acordo com os organizadores, foi incentivar o desenvolvimento da arte e do conhecimento sobre a ave símbolo de Indaial. A saíra-de-sete-cores foi escolhida símbolo indaialense no primeiro semestre de 2009, durante uma consulta popular que envolveu quase 15 mil pessoas.
De acordo com o presidente da ACD e vereador no município, Anderson Luz dos Santos (Batata), a ideia é criar um broche, em alusão à preservação da ave e dos recursos naturais. “Precisamos dar prosseguimento aos trabalhos de educação ambiental para garantir um futuro mais sustentável às nossas crianças”, defendeu. O Clube de Observadores de Aves do Valeu Europeu (Coave), principal organizador da consulta popular para escolha da ave símbolo de Indaial, utilizará o desenho em materiais envolvendo palestras de educação ambiental em escolas do município. Em 2009, de acordo com relatórios da entidade, 1.632 crianças participaram de palestras sobre a importância da conscientização ambiental e a prática de observação de aves.




