19.6 C
Timbó
quinta-feira, 19 de setembro de 2024

FIC organiza Oficinas de Teatro

Data:

FIC organiza Oficinas de Teatro
Atividade que acontece de 11 a 14 de junho é direcionada a professores que utilizam o teatro como f …

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

Foto: FIC

- Publicidade -

INDAIAL – Com o objetivo de oferecer uma atividade direcionada aos professores das diversas áreas de atuação, que trabalham o teatro como ferramenta de ensino na escola é para que possam compreender melhor o processo de criação através do teatro transmitindo-o ao aluno. Estes são alguns dos objetivos da Fundação Indaialense de Cultura (FIC) Prefeito Victor Petter’s ao oferecer nos dias 11 a 14 de junho oficinas de teatro para professores de teatro, artes, português, história e afins que utilizam do teatro como ferramenta de ensino em escolas.

Segundo a professora de teatro da FIC e coordenadora do Festival Estudantil de Esquetes Teatrais, Liziane Largura, o foco são professores do ensino fundamental ou que atuem com alunos desta faixa etária. Também poderão participar das oficinas professores de teatro de entidades e ou/ escolas de artes ou teatro. “Queremos com essa atividade também auxiliar em outras dificuldades encontradas ao trabalhar o teatro na escola”, observa Liziane ao destacar que o projeto que é realizado pela FIC através da Lei Rouanet de Incentivo a Cultura e conta com o patrocínio da FEY Metalúrgica de Indaial.

A professora conta que o projeto surgiu após ela perceber a necessidade dos professores da região em trabalhar o processo criativo do aluno ao trabalhar com o teatro. “Após assistir as várias apresentações das Esquetes no Festival Estudantil de Esquetes Teatrais realizado pela FIC através da Prefeitura de Indaial e também em outros festivais, percebi o quanto os professores estão habituados a condicionarem o processo criativo do alunos, ao invés de instigar a criatividade dos mesmos. Outras dificuldades também eram expostas pelos professores”, destaca Liziane ao informar que os professores interessados deverão se inscrever através do e-mail [email protected], dizer sua oficina de interesse e aguardar a ficha de inscrição. Dúvidas também deverão ser encaminhadas para este e-mail.

A coordenação do projeto espera que participem das oficinas professores de todas as cidades da região, pois estão sendo oferecidas, gratuitamente 15 vagas por oficina. “O projeto contempla ainda apresentações teatrais nos dia 14 e 15 de junho e poderão ser apreciados pelos participantes das oficinas e também comunidade em geral”, adianta Liziane ao comentar que o projeto contempla ainda mais duas etapas que serão divulgadas, posteriormente. “O objetivo agora é preencher as vagas destas oficinas. Sendo que uma delas era para ter sido realizada nos dias 26 e 27 de maio, porém as datas foram transferidas para 4 e 5 de agosto”, destaca a professora.

Entre as oficinas oferecidos estão: Oficina de Cenografia – Uma nova Textura, com Cleisson Nantes, que será realizada nos dias  11 a 14 de junho, das 9h às 12h e 13h30min às 16h30min, na FIC. “Essa oficina, tem por objetivo oferecer noções de criação em cenografia, valorizando um ponto importante na concepção dessa técnica  – a textura, produzindo uma manta cênica de texturas através do reaproveitamento de latas de alumínio”, explica Liziane.

Já nos dias 13 e 14 de junho, das 9h ás 12h e das 13h30min às 16h30min, na FIC, acontece a Oficina de Teatro para Educadores, com Fátima Ortiz. Essa oficina tem por finalidade proporcionar vivencias teatrais e conhecimentos acerca das possibilidades da expressão cênica aplicadas ao processo educacional. Trata-se de um curso essencialmente pratico que coloca os participantes frente à arte de representar, num ângulo pedagógico e renovador, que encara o teatro como poderoso elemento gerador de estímulos.

A última oficina, deste primeiro bloco, é a de Formas de Apropriação de Textos Dramáticos no Contexto da Escola – Possibilidades do Professor-Personagem, com Heloíse Vidor. Essa oficina, que será também nos dias 13 e 14 de junho, das 9h ás 12h e das 13h30min às 16h30min, na FIC, pretende investigar as possibilidades de trabalho com o texto dramático no contexto do ensino do teatro na escola, através da metodologia do drama educação e do procedimento de mediação denominado professor-personagem.

 

 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui