Indaial recebe o Projeto Escola Restaurativa, iniciativa que visa prevenir conflitos e fortalecer a cultura de paz nas escolas. A ação promove a construção de vínculos saudáveis e o sentimento de pertencimento entre gestores e comunidade escolar.
Nesta terça-feira (27/08), mais de 50 pessoas participaram da atividade, incluindo gestores das redes municipal e estadual de educação e servidores da rede de atendimento escolar. O evento foi promovido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPIA), e realizado em formato de Círculos de Construção de Paz, proporcionando momentos de escuta ativa e diálogo construtivo.
A ação foi destinada exclusivamente aos gestores das escolas municipais e estaduais de Indaial, além de servidores da rede de atendimento à educação. O objetivo principal do projeto é prevenir situações de bullying e exclusão, promovendo uma convivência mais harmoniosa e fortalecendo o sentimento de pertencimento entre os participantes e a comunidade escolar.
O Projeto Escola Restaurativa é uma iniciativa do Grupo Gestor de Justiça Restaurativa de Santa Catarina (GGJR/SC), executada pelo Ministério Público de Santa Catarina, com apoio do Convênio n. 117/2024. A ação foi viabilizada pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Indaial, a pedido da Promotora de Justiça substituta Patrícia Castellem Strebe.
A promotora destacou que o encontro tem foco em cuidar de “quem é essencial”. Segundo ela, “são os diretores e orientadores que resolvem os conflitos nas comunidades escolares. Eles precisam de atenção e apoio para atuar de forma inovadora e eficaz”.
O coordenador do NUPIA, Promotor de Justiça Marco Aurélio Morosini, ressaltou que a adaptação do projeto para gestores foi bem-sucedida. “Essa versão permitiu criar um ambiente de escuta, aproximação da rede de educação ao Ministério Público e a realização de ações conjuntas”, afirmou.
Durante o encontro, os participantes compartilharam experiências e desenvolveram habilidades socioemocionais, fundamentais para lidar de forma construtiva com os conflitos e promover uma convivência escolar produtiva. Eduardo Alexandre Kannenberg, coordenador do NEPRE de Timbó, destacou que “o encontro trouxe tranquilidade e leveza, utilizando métodos de comunicação não violenta, essenciais em tempos de ansiedade”.
Esta foi a quinta ação do Projeto Escola Restaurativa em 2025 e marcou o 18º município atendido desde o início da iniciativa. Fundamentado no art. 70-A do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o projeto promove práticas educativas baseadas em escuta, diálogo e corresponsabilidade, transformando a cultura escolar e promovendo a paz nas relações.
Fonte: Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPIA).