Indaial conta com Imortais da Academia de Letras do Brasil
Solenidade de posse contou com o lançamento do edital para Concurso Literário e assinatura do edit …
CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

INDAIAL – Um evento que marca a história da literatura do Médio Vale do Itajaí. Assim está sendo avaliada a solenidade realizada na noite de sexta-feira, dia 24 de outubro, no salão de Eventos da Fundação Indaialense de Cultura (FIC). O anfitrião da noite foi o escritor, presidente da Academia de Letras do Brasil/SC, Seccional Indaial, e Titular da Cadeira nº 001, o Imortal Anderson Luz dos Santos, acompanhado do escritor, presidente da Academia de Letras do Brasil/SC, Imortal professor Miguel João Simão, presidente de mesa, e do escritor, vice-presidente da Academia de Letras do Brasil/SC, o Imortal Comendador Fábio Ramos, Secretário Geral da Sessão. No ato, foram empossados os seguintes membros: Almir Kuehn, Edltraud Zimmermann Fonseca, Eduardo de Lima, Elaine Cristine Theilacker, Ernesto Ehmke, Helena Romer de Aguiar, Marco Antônio Struve, Maria Cecília da Silva Largura, Mauro Celso de Aguiar, Paulo Alfredo da Veiga, Raul Costa e Wilmar Marcos Harbs.
A solenidade de posse foi coordenada pelos membros da Academia, que buscam realizar ações para fomentar a literatura na área de abrangência da seccional de cada escritor. Santos afirmou que escrever e publicar livros não pode ficar restrito a um seleto grupo de pessoas. Segundo ele, a Academia de Letras do Brasil (ALB) é a primeira Academia Mundial da Ordem de Platão, uma Organização Cultural Politicamente Ativa e Instituição Internacional de Cultura – CNPJ – 04.749.257/0001-00 – www.academialetrasbrasil.org.br. “A ALB é uma entidade eclética e não fechada, justamente para incentivar e divulgar a cultura da leitura e escrita”, observa ele.
Após a posse dos mais novos imortais da Academia de Letras do Brasil – SC, foi realizado o lançamento do edital para o Concurso Literário e assinatura do edital para o prêmio doutor Adair José de Aguiar de fomento a literatura indaialense. Segundo a organização o prêmio é um concurso público destinado aos munícipes de Indaial, realizado por meio da FIC com apoio do Conselho Municipal de Políticas Culturais (Comuc). O prêmio tem como objetivo democratizar a distribuição de recursos públicos para a área da cultura, estimular e fomentar o segmento de literatura e apoiar iniciativas culturais no Município, buscando ampliar as oportunidades de criação, distribuição e fruição dos bens culturais e a construção permanente da cidadania que incorpore à memória a diversidade da sociedade Indaialense. Serão aceitos todos os gêneros literários, que serão divididos em três categorias: Poesia, Romance/Novela e Crônica/Conto. Na oportunidade serão premiados uma obra de cada gênero, porém, a comissão julgadora, formada por pessoas de notório saber e experiência pedagógica na área de letras e literatura, a seu critério, terá o poder de não premiar alguma das categorias e atribuir este prêmio a uma categoria já premiada.
A noite também contou com a apresentação da Orquestra Municipal Prefeito Werner Pabst, que fez a abertura do evento.