18.8 C
Timbó
sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Indaial organiza mais uma edição do Festival Polonês

Data:

Indaial organiza mais uma edição do Festival Polonês
Parque Municipal Jorge Hardt vai receber grupos folclóricos de diversas regiões do Estado de Santa …

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

Foto: FOTO/DIVULGAÇÃO



INDAIAL – Com o objetivo de estimular a tradição e cultura folclórica, o município de Indaial, através da Associação Folclórica Polonesa de SC e Grupo Folclórico Polonês Piaskowa com o apoio da Fundação Indaialense de Cultura (FIC), realiza mais uma edição do Festival Polonês de Indaial. O evento, que acontece a partir das 19h, do dia 23 de agosto, sábado, no Pavilhão Rosemery Wolff, no Parque Municipal Jorge Hardt, junto ao Ribeirão das Pedras, tem por objetivo trazer à região do Vale Europeu, os valores culturais e religiosos da tradição Polonesa. Segundo o presidente da Associação Folclórica Polonesa de Indaial, coordenador e coreógrafo do Grupo Polonês Piaskowa, Fernando Anacleto, o evento terá como destaque a  5ª Mostra de Folclore Polonês de Indaial, com apresentações de dança e  canto  folclórico  Polonês  por  grupos dos estados do Paraná e Santa Catarina. “O anfitrião do evento é o Grupo Piaskowa onde, na oportunidade, estará coordenando a escolha da rainha do Folclore Polonês, e, claro, será servido um delicioso prato típico com o tradicional Pieroge, além da realização da Cerimônia  do Quebra Gelo e um grande brinde de  Vodka”, adianta Anacleto.
O presidente da Associação observa que o Festival busca promover o intercâmbio de Grupos Folclóricos, associações e pesquisadores interessados nos aspectos mais legítimos da cultura polonesa que fazem parte do nosso meio, realizando na sociedade o processo de aculturação, e também inserir a juventude num contexto sócio-cultural. “Por considerar que as tradições folclóricas reúnem um dos mais significativos acervos da cultura adquiridos por um povo durante a sua existência e que devem ser levadas às gerações futuras. Há portanto, em nosso município, um mosaico étnico que se expressa através da cultura, e que se tornou importante núcleo de descendentes poloneses, que preservam e difundem a cultura de seus antepassados e que necessitam de eventos característicos para maior sensibilização”, explica Anacleto.
A organização também informa que durante o Festival será apresentada a 1ª Mostra de Danças Eslavas. “O evento contará com Nações de cultura Eslava, representada por Grupos de Dança Alemã, Húngara, Pomerana, Russa e Ucraniana”, adianta ele ao destacar que os povos Eslavos possuem uma origem étnica comum, oriundos do Leste Europeu, apresentando características culturais próximas, sendo considerada exótica aos olhos da Europa Ocidental pelos idiomas semelhantes e impronunciáveis, pela culinária de fortes temperos, pela riqueza das cores nas roupas, pelas formas das casas e igrejas católicas e ortodoxas, por seus cantos e danças mesclando ritmos melancólicos e festivos temperados de uma alegria quase selvagem, típicos desses povos cercados de lendas e mistérios. “Os Eslavos são compostos pelos Poloneses, Ucranianos, Russos, Pomeranos, Húngaros,Alemães (Norte Alemanha)”, explica ele ao adiantar que uma das principais atrações da Mostra de Danças Eslavas será o Grupo da Associação Parafolclórica Angelina Blahobrasoff com a dança russa
 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui