18.5 C
Timbó
sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Indaialense tem a produção de cerveja artesanal como hobby

Data:

Indaialense tem a produção de cerveja artesanal como hobby
Gilson Isleb foi por nove anos o garoto propaganda da Eisenbahn fazendo
o chope
em metro …

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

Foto: DIVULGAÇÃO

 CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

 
INDAIAL – A bebida mais apreciada no mundo tem garantido seu espaço no hobby dos homens brasileiros que antes apenas tomavam a sua “loira gelada” na mesa de um bar com os amigos e agora se aventuram na fabricação de seus próprios rótulos artesanais. O indaialense Gilson Isleb é um destes que se aventura na fabricação da sua cerveja. Em entrevista a redação do Jornal do Médio Vale, o indaialense conta que é cervejeiro caseiro a cerca de quatro anos, apesar de que estudo cerveja há 11anos e foi por nove anos o garoto propaganda da Eisenbahn, fazendo o chope em metro das quintas-feiras. Durante este período, Isleb participou de muitas conversas com alguns mestres cervejeiros da região, e com o tempo buscou inspiração e fez o curso de cervejeiro da Uniasselvi, se formando na primeira turma de 2011.
O indaialense também relata que participou do Festival Brasileiro da Cerveja em 2011, com mais quatro cervejeiros em um só estande, onde apresentou seis variedades de cervejas. “Em 2012 peguei um estande sozinho e levei 12 estilos de cervejas, fiquei muito surpreso, pois vendi toda minha produção de três meses de trabalho, sendo que ainda tive como destaque a cerveja produzida com acerola, a defumada e a red ale”, destaca Isleb ao ressaltar que neste ano de 2013 o Festival não foi aberto para a  participação dos cervejeiros caseiros e ele também tinha feito uma cirurgia e não podia fazer cerveja.
O cervejeiro afirma que após recuperar-se da cirurgia voltou a produzir cervejas com todo o gás. “Faço hoje perto de 750 litros de cerveja por mês, e já fiz 1000 litros em um mês”, observa ele ao destacar que é muito crítico em relação a cerveja. “Gosto muito de provar várias cervejas antes do estilo que vou fabricar, para depois fazer a receita e colocar na panela. É como fazer um bolo, você coloca os ingredientes com uma pitada de sabedoria, amor e determinação, sempre vai sair coisa boa”, frisa Isleb ao contar que já degustou mais de 800 rótulos diferentes de cervejas do mundo todo.
Ele produz cerveja caseira em panelas de 96 litros, cada brassagem final é de 80 litros de cerveja, a misturação da cerveja e a fervura levam seis horas de trabalho, sendo que depois de sete a nove dias é preciso deixar fermentar e mais 15 dias para a maturação e mais 10 dias para a carbotação. “Após este período, podemos beber uma boa cerveja”, explica ele.
Isleb relata que já participou do Concurso Mestre Cervejeiro da Bierland, em 2012, mas não conseguiu conquistar o prêmio. “Neste ano estou participando do 4º Concurso Mestre Cervejeiro da Eisenbahn, sendo que a entrega das garrafas teve início no dia 17 até 24 de outubro, em São Paulo e a divulgação dos ganhadores se dará a partir do dia 11 de novembro, ou em data anterior a esta. Neste ano, o estilo de cerveja escolhido para participar do Concurso é a American India Pale Ale, ou American Ipa. As características são: Extrato original: 14.7–18.2º Plato; Extrato aparente: 3-4.5º Plato; Álcool: 6,3-7,5% vol./vol.; Amargor: 50-70 BU e Cor: 12-28 EBC. Espero conseguir me classificar para a final, sendo que foram mais de 200 inscrições”, conta ele ao explicar que as receitas/amostras de cerveja encaminhadas serão julgadas segundo os critérios de apresentação visual, aroma, sabor e sensação na boca (mouthfeel) por parte da Comissão Julgadora que as avaliará. “Todas as amostras de cerveja serão avaliadas em degustação às cegas, sendo certo que nenhum integrante da comissão julgadora terá acesso às informações referentes aos autores das receitas/amostras das cervejas que serão avaliadas, bem como, à descrição de sua elaboração”, observa Isleb.
 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui