Livro aborda as brincadeiras na escola
Escritor Jairo Gebien lança livro que relata a importância do brincar para as crianças do Ensino …
CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV
[email protected]
INDAIAL – O professor Jairo Gebien lançou na noite do dia 5 de abril, nas dependências da Fundação Indaialense de Cultura (FIC) o livro “Brincadeira no Ensino Fundamental – O que dizem as crianças”.
Segundo o escritor, atualmente vem se pesquisando muito sobre a infância, categoria social tão importante para o desenvolvimento infantil. Não podemos falar de infância sem falar do brincar e das brincadeiras que fazem parte deste momento do ser criança.
“Brincar é e sempre será uma especificidade da criança. É através da brincadeira que a criança interage com o mundo e transforma cultura em conhecimento. Brincadeira é aprendizagem”, observa Gebien ao destacar que as escolas precisam falar mais sobre isso e de fato proporcionar tempos e espaços específicos para garantir esses momentos de brincadeira para as crianças.
“Escola é um espaço de aprendizagem e também de brincadeiras, afinal crianças fazem parte deste contexto, cabe a nós refletir: Quais os momentos que a criança brinca na escola?”, afirma o professor.
O escritor, que é natural de Indaial e nasceu em 1979, é graduado em Pedagogia pela Uniasselvi, pós-graduado em Psicopedagogia Institucional e Clínica, pelo Instituto Catarinense de Pós-Graduação, especialista em gestão, orientação, supervisão e administração escolar pelo Ipegex e mestre em Educação pela Univali.
Atualmente é professor de pós-graduação e auxilia na gestão pública da cidade de Indaial, além de ser pesquisador da infância e dos tempos e espaços dedicados a brincadeira no Ensino Fundamental.
Ao ser questionado sobre o evento de lançamento oficial do Livro “Brincadeira no Ensino Fundamental”, o que dizem as crianças, Gebien ressalta que neste momento especial estavam presentes amigos, autoridades indaialenses e pessoas que como ele acreditam na importância da brincadeira no Ensino Fundamental.
Na abertura, os presentes tiveram a oportunidade de prestigiar a apresentação do Coro Misto Indaiá, que abrilhantou a noite com cirandas que levaram à todos a relembrar da infância, tudo em harmonia com a obra do escritor. “O livro é fruto de um trabalho de pesquisa com crianças de seis e sete anos do Ensino Fundamental e pode ser adquirido através do telefone (47) 9929-8287”, observa o escritor.




