Parlamento Jovem ensina o exercício da cidadania
Vereadores Jovens são instigados a participar da vida em sociedade através da responsabilidade …
CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL – A Câmara de Vereadores de Indaial oportuniza aos jovens indaialenses um instrumento democrático para o exercício da cidadania, que é o ?Programa Parlamento Jovem?.  Onde a criança e o adolescente, aprendem na prática o que é ser cidadão.  Aprendem que o cidadão tem seus direitos e seus deveres, e que precisamos produzir nossa história, e o vereador jovem é parte integrante dela. ?É uma grande satisfação trabalhar com o parlamento jovem?, afirma a Coordenadora Programa Parlamento Jovem, Maria Helena Theiss.
Segundo ela, o Parlamento Jovem está na sua 5ª edição e as escolas do município de Indaial, estão muito envolvidas, são 21 escolas participantes, desde municipais, estaduais e particulares.  ?A participação e o envolvimento dos Diretores, professores e alunos, tem seu início no período das inscrições e preparação dos candidatos. O que nos deixa muito felizes também, é o envolvimento dos familiares dos alunos desde o período de campanhas nas escolas e depois, na atuação quando Vereadores Jovens, na Câmara de Vereadores?, explica Maria Helena.
Nas reuniões os Vereadores Jovens apresentam suas sugestões, que são reivindicações dos alunos das escolas que representam, dos moradores dos bairros onde moram, da sua comunidade. As sugestões são das mais diversas: desde a implantação de rampas na entrada das salas de aula, como por exemplo na Escola Básica Municipal Leopoldo Simão, Cobertura das quadra de esportes das escolas Leopoldo Simão e Tancredo de Almeida Neves; implantação de uma faixa de pedestre em frente da Escola Básica Ursula Kroeger, Bairro João Paulo II, bem como pintura do meio fio em frente ao portão grande de entrada, proibindo o estacionamento de veículos neste local; colocação de placa na entrada da rua Leandro Uller, indicando a localização da Escola Básica Municipal Professora Ana Lúcia Hiendelmayer; implantação  de posto policial no bairro Encano Baixo, ou efetuar rondas com maior frequência no referido bairro; implantação de uma quadra de esportes na Rua Mariana, bairro Encano do Norte, e também desobstruir as bocas de lobo e providenciar macadamização e patrolamento da referida via pública; pintura de uma faixa de pedestres em frente ao Colégio Metropolitano; colocar areia nas quadras de vôlei e futebol; reposição de materiais para prática de educação física, como por exemplo: Bolas de basquete, de futebol vôlei, redes; efetuar estudos para realização da cobertura da quadra de esportes da E.B. Professora Úrsula Kroeger; implantar uma lombada na Avenida Brasil, próximo a mercearia Diego; coleta seletiva de lixo no bairro Benedito, entre outras.
?As solicitações são entregues ao Executivo Municipal, para tomarem conhecimento e colocarem nos cronogramas de trabalhos?, destaca a coordenadora ao afirmar que os Vereadores Jovens, desde de cedo, já sabem de suas responsabilidades, junto a Câmara de Vereadores.  ?Trazem discurso, para o momento da oratória livre, de temas muito interessantes, como: ?O Trabalho Infantil?, ?A importância do estudo e do aprender?, ? Porque os adolescentes usam drogas?,? Bullyng nas Escolas e fora delas?,  ?A Sociedade ainda não está preparada para tratar dos limites e diferenças dos outros ? As dificuldades que os deficientes físicos encontram?, ?O Planeta Terra e nossa água?… Enfim nossos jovens trazem para a pauta dos trabalhos, assuntos de ?gente grande?, e trazem a sua preocupação com o futuro, e de que, como cidadãos o que podem desde de já fazer para ajudar a melhorar a sua cidade, o mundo onde vivem.  Nossos jovens estão muito envolvidos e preocupados em ajudar a construir uma sociedade esclarecida e participativa?, frisa ela. 
Maria Helena ressalta que o Vereador Jovem tem mostrado na prática, que: ?Cidadania é a participação ativa e consciente dos processos políticos da sociedade, onde temos que saber nossos direitos e deveres. E que a cidadania esta presente em todos os dias de nossas vidas, praticamos política em nossa casa, com nossa família, nas escolas, grupos de amigos, e não só em época de eleição?.
 




