Parlamento Jovem realiza indicações e discussões
Vereadores da 10ª Legislatura apresentam situações relacionadas ao Dia do Índio,
Dia de Tiraden …
Clarice Graupe Daronco / JMV

INDAIAL – A discussão faz parte do processo de amadurecimentos dos jovens, especialmente quando esses jovens fazem parte de um processo político, como é o caso dos integrantes do Parlamento Jovem de Indaial. Segundo informações da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Indaial, os integrantes da 10ª Legislatura tiveram no mês de abril mais um encontro que resultou em um momento especial de aprendizagem. Na oportunidade, observa a coordenadora do Programa, Maria Helena Theiss, os vereadores Jovens apresentaram indicações e também discutiram sobre assuntos pertinentes ao momento, como o Dia do Índio, o Dia de Tiradentes, e em relação ao processo de impeachment que envolve a presidente Dilma Rousseff.
Em nota a Assessoria de Imprensa da Câmara informa que a aluna do Colégio Municipal de Indaial, Millene Sabel, falou sobre a data comemorada no dia 19 de abril: Dia do Índio. Na ocasião a estudante lembrou que os povos indígenas foram os primeiros habitantes de nosso país, merecendo respeito e atenção por suas causas e necessidades.
Já em relação à data comemorada no dia 21 de abril: Dia de Tiradentes a estudante da Escola Professora Maria das Graças dos Santos Salai, presidente da Mesa Diretora, Tainara Miranda abordou o assunto relacionado à importância do líder da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, para a Independência do Brasil. Segundo Tainara, Tiradentes pode ser considerado um herói nacional. Lutou pela Independência do Brasil quando o país sofria o domínio e exploração de Portugal.
Dando sequência aos trabalhos da sessão, o aluno do Colégio Adventista, Thiago Tomelin, apresentou aos colegas algumas curiosidades sobre um assunto que vem sendo bastante discutido no Brasil: o processo de impeachment. De acordo com a Assessoria: o vereador Jovem esclareceu que qualquer pessoa com uma função pública pode sofrer o impeachment, como o presidente da República, deputados, governadores, prefeitos, ministros e até secretários, assim como os vices (quando houver). Ele também explicou como ocorre todo o processo de impeachment e as consequências para o político condenado.
Sobre as indicações, foram apresentadas duas no decorrer da sessão: uma da vereadora Jadilaine Molinari que refere-se a elaboração de estudos para implantação de saneamento da rede de esgoto na Mulde e da vereadora Millene Sabel que busca a realização de estudos visando a reparos no paralelepípedo no hall de entrada do Colégio Municipal de Indaial. A Assessoria da Câmara informa que a próxima reunião do Parlamento Jovem está marcada para o dia 6 de maio, às 15h, no plenário da Câmara Municipal.



