sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026
23 C
Timbó
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

Projeto da PCH Estação é apresentado à comunidade indaialense

Data:

Projeto da PCH Estação é apresentado à comunidade indaialense
GERAÇÃO: Reunião envolveu interessados em saber mais detalhes sobre o empreendimento, que já foi …

Cleiton Baumann

INDAIAL – Com o objetivo principal de apresentar o projeto da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) – Estação Indaial, a comunidade indaialense compareceu a uma reunião pública realizada ontem, dia 26 de novembro, no auditório da Associação Empresarial de Indaial – Acidi. A reunião foi promovida pela Fundação do Meio Ambiente – Fatma, e buscou esclarecer mais detalhes sobre o projeto da nova PCH em Indaial.
Além disso, no último dia 18 de novembro, os responsáveis pelo projeto da PCH Estação, juntamente com o empresário Landolino Schultz, estiveram visitando o prefeito Sérgio Almir dos Santos (Serginho), onde na oportunidade, informaram que o empreendimento é uma iniciativa da Estação Indaial Energética S/A – Eiesa, que é uma sociedade anônima de capital fechado, constituída no ano de 2003, e que tem por objeto social “a implantação, operação, manutenção, geração e comercialização da energia elétrica produzida pela PCH – Estação Indaial, pelo período da autorização a ser concedida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)”.
A implantação da PCH – Estação Indaial tem por objetivo gerar energia através de um aproveitamento ótimo de pequeno potencial hidrelétrico, por meio da geração de energia limpa, livre de resíduos poluentes, com condições de competitividade no mercado, veiculadas pela crescente demanda de energia elétrica e pela atual política do Governo Federal em estimular os investimentos privados no setor energético. A finalidade da PCH – Estação Indaial é produzir de maneira independente a energia, a fim de disponibilizá-la no mercado nacional.
O local de implantação da PCH – Estação Indaial fica a 500 metros da divisa entre os municípios de Indaial e Blumenau, inteiramente dentro do município de Indaial, no rio Itajaí-Açu, Bacia 08 e Sub-bacia 83. A área a ser ocupada pela PCH situa-se em área urbana do município de Indaial, no bairro Encano do Norte. Também está prevista a construção de uma subestação elevadora em 69 kV, situada a montante da casa de máquinas sobre a sala de comando, onde será instalado um transformador de 31.500 kVA, e a construção de uma rede de 11,60km.
A interligação será efetuada na subestação Salto Weissbach, dentro do município de Blumenau, distante 11,60 quilômetros medidos do local da usina. A implantação da Pequena Central Hidrelétrica (PCH), Estação Indaial, trará uma série de impactos sociais e ambientais, tanto positivos como negativos, assim como também vai gerar apreensão e ansiedade na população local e no entorno do empreendimento.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.