quarta-feira, 4 de março de 2026
33 C
Timbó
quarta-feira, 4 de março de 2026

Samu de Indaial tem carga horária diminuida

Data:

Samu de Indaial tem carga horária diminuida
Secretário da Saúde de Indaial informa que nenhum paciente ficará sem atendimento nesse período …

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

Foto: divulgação

 CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

 
INDAIAL – Um impasse trabalhista levou o Samu de Indaial a ter a carga horária de trabalho de 24 horas, diminuída para 12 horas. Segundo o secretário da Saúde de Indaial, Enilson Erley de Freitas, três funcionários do Samu que atendem em Indaial estavam com férias vencidas, que precisavam ser tiradas e um está em licença saúde, neste sentido, a diminuição no número de funcionários resultou na mudança dos horários de atendimento. 
“O Samu atendia 24 horas e devido a falta de funcionários passou, desde segunda-feira, a atender apenas 12 horas, ou seja, das 7h às 19 horas, sendo que no período das 19h às 7 horas, a Regional de Blumenau dará o suporte necessário para efetuar os atendimentos dos pacientes de Indaial”, destaca Freitas lembrando que todos os atendimentos do Samu são direcionados à Blumenau, sendo a Central Regional que direciona as ambulâncias para efetuar ao atendimento “in loco”. 
Em notícia vinculada em jornais do Grupo RBS, a coordenadora da região, Maria Beatriz Schmitt Silva, garante que os chamados da cidade serão atendidos. 
O secretário conta que o impasse começou segunda-feira, quando após reunião com a coordenadora da região em Blumenau, foi acordado que era necessário cumprir as leis trabalhistas e dar férias aos três funcionários. “A coordenadora nos explicou que neste período do inverno era mais fácil suprir a falta dos profissionais em férias e em licença saúde, em razão do número de chamadas ser menor, que nos próximos meses, de setembro e outubro, quando terá início as festas regionais”, explica Freitas ao frisar que a Prefeitura de Indaial através da Secretaria da Saúde apenas tem o papel de efetuar o pagamento e dar suporte para a manutenção da estrutura, sendo que o gerenciamento do Samu é feito pelo Estado tendo a parceria com a União. “Os atendimentos do Samu não são controlados por Indaial e sim por Blumenau, na Central”, ressalta ele.
Na matéria do Grupo RBS, os profissionais do Samu informam que em conversa com a Secretaria Municipal de Saúde, que é quem gerencia os socorristas, os servidores afirmaram que aceitariam fazer escalas maiores para que o serviço não fosse prejudicado. Pensando em conter gastos em horas extras, a Prefeitura recusou a proposta.  “Não podemos assumir um gasto com horas extras que está terminantemente proibido por decreto”, lembra o secretário. Freitas frisa que o problema está nas licenças de saúde dos funcionários. “Quatro profissionais do Samu tiveram que se ausentar por doenças ou licença-maternidade nos últimos 18 meses, férias precisaram ser adiadas. Alguns deles, estão com o terceiro período de férias consecutivo por vencer. Sou obrigado a dar férias a eles logo para evitar de levar uma multa e ter prejuízo”, destaca o secretário ao informar que a Prefeitura não pode contratar profissionais via concurso para colocar no lugar, porque os funcionários não saíram da função. “Eles estão em férias ou licença. Nem puxar outro profissional da rede de saúde posso, porque a carga horária é diferente”, comenta ele. 
 
Ligações devem
ser para 192
A coordenadora regional do Samu, Maria Beatriz Silveira Schmitt Silva, afirma que mesmo que a unidade do Samu de Indaial atenda chamados somente até as 19h, a cidade não estará desguarnecida do atendimento. Segundo Maria Beatriz, os atendentes de Blumenau, onde chegam as ligações de Indaial, estão orientados a deslocar para o local do chamado a viatura que estiver mais próxima à cidade. “Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros de Indaial já está avisado e irá colaborar com a situação”, explica a coordenadora ao garantir que a população de Indaial será atendida quando ligar para o 192.
 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.